Luto
‘Levou o nome do Brasil longe’ disseram Lula e Bolsonaro sobre Pelé
O Rei também recebeu homenagens póstumas de outras autoridades
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se manifestou com pesar durante esta quinta-feira (29) sobre a morte de Pelé, aos 82 anos, devido a falência múltipla de órgãos e por conta da progressão de um câncer no cólon. Lula se pronunciou nas redes sociais, dizendo que “poucos brasileiros” levam o nome do Brasil tão longe.
Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show. Porque quando pegava na bola ele sempre fazia algo especial, que muitas vezes acabava em gol.
— Lula (@LulaOficial) December 29, 2022
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/YQs3K119t9
O presidente eleito ainda estuda uma forma de comparecer no velório de Pelé na Vila Belmiro
Poucos brasileiros levaram o nome do nosso país tão longe feito ele. Por mais diferente do português que fosse o idioma, os estrangeiros dos quatros cantos do planeta logo davam um jeito de pronunciar a palavra mágica: Pelé
Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) também usou as redes sociais para lamentar a morte de Pelé. Em sua publicação ele destacou a importância do Rei do Futebol, que levou o nome do Brasil para o mundo.
- Com pesar o passamento de um homem, que pelo futebol, levou o nome do Brasil para o mundo. Transformou o futebol em arte e alegria.
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) December 29, 2022
- Que Deus conforte sua família e que o acolha na sua infinita misericórdia. pic.twitter.com/AVlw5IDUHX
Além disso, o perfil do governo federal emitiu uma nota oficial lamentando a morte de Pelé e citando o presidente Bolsonaro. "O Presidente da República, Jair Bolsonaro, roga a Deus que o receba em Seus braços e dê força e fé a toda a sua família e amigos para superar esse difícil momento"
Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, respectivamente, prestaram condolências à família do falecido e homenagearam o rei do futebol por meio das redes sociais redes.
O Brasil e o mundo lamentam a morte do nosso eterno Camisa 10, o maior jogador de futebol de todos os tempos. Ao me solidarizar com a família, transmito, em nome da Câmara dos Deputados, um tributo a esse símbolo que honrou e dignificou o Brasil e seu povo.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) December 29, 2022
O Rei Pelé nos deixou. O mais magistral jogador de futebol que o mundo viu nos gramados e que elevou o nome do Brasil por onde passou. Interrompeu guerras e conflitos com a bola nos pés e a mensagem da paz.
— Rodrigo Pacheco (@rodrigopacheco) December 29, 2022
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!