Procedimento
Lula já está no quarto e conversando, dizem médicos
Presidente operou uma artrose no quadril nesta sexta
Os médicos que operaram o presidente Lula nesta sexta (29) no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, afirmaram que a cirurgia durou cerca de três horas e que Lula já está no quarto e conversando.
O chefe do Planalto colocou uma prótese no quadril em razão de uma artrose. Segundo Roberto Calil Filho, cardiologista e que também ajudou o presidente na recuperação do câncer na garganta, Lula realizou ainda um procedimento nas duas pálpebras.
A previsão é que o presidente utilize um andador e faça fisioterapia para voltar a andar. A alta é esperada para a próxima terça (3). O procedimento, segundo a equipe médica, começou por volta do 12h e foi com anestesia geral, quando o paciente fica completamente desacordado.
Primeiro, houve a cirurgia para a retirada de excesso de pele acima dos olhos, chamada de blefaroplastia, que terminou às 13h13. Em seguida, houve a troca dos médicos que fizeram a cirurgia para a colocação da prótese. O início aconteceu às 15h e terminou às 16h16.
Após a alta hospitalar, o presidente vai para o Palácio da Alvorada, residência oficial, de onde despachará ao longo de quatro semanas, enquanto se recupera totalmente do procedimento. A assessoria da Presidência também informou que Lula não fará nenhuma viagem no período de quatro a seis semanas após a cirurgia.
O próximo compromisso internacional deve ser a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no fim de novembro, seguida de uma visita à Alemanha, em 4 e 5 de dezembro.
Cirurgia
De acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), o quadril é uma articulação formada por um conjunto de ossos, músculos e ligamentos que unem a pelve (bacia) ao fêmur (coxa), possibilitando a sustentação do peso do corpo e garantindo um caminhar estável e harmônico.
A cirurgia é chamada de artroplastia de quadril e coloca uma prótesa na articulação desgastada. O procedimento é sempre realizado com anestesia geral. Depois de aplicada, o médico faz um corte de até 30 centímetros na lateral do quadril.
A parte desgastada é substituída por componetes feitos de metal, polietileno ou cerâmica. Em alguns casos, pode ser utilizado cimento ósseo para fixar os componentes no lugar. Todo o procedimento cirúrgico gira em torno de uma a duas horas.
A prótese pode durar mais de 15 anos e traz alívio ao paciente, melhorando a movimentação do corpo e o andar. Após a cirurgia, a pessoa já pode voltar a andar no dia seguinte, já que a prótese toda a carga do corpo, sem gerar dor.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!