Brasil & Mundo
Macaco morto provoca vacinação contra febre amarela em três municípios do Estado
Moradores e turistas que frequentam a Reserva Biológica de Tinguá, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, devem procurar nesta sexta-feira, o posto de vacinação na praça do distrito para tomar a dose da vacina contra a febre amarela.
A medida foi adotada pela prefeitura porque em novembro do ano passado, agentes da Vigilância Ambiental encontraram um macaco morto, na divisa entre a cidade e o município de Duque de Caxias. O animal foi encaminhado para análise na Fundação Oswaldo Cruz, que confirmou a doença.
Os postos de saúde das localidades de Rio d’ouro, Jaceruba, Tinguá e Adrianópolis, também abrirão aos sábados e domingos, das 8h às 17h. além disso, equipes de saúde voltarão às residências de moradores da região para reforçar a importância da imunização e farão um cadastro para visita aos postos.
As visitas domiciliares de agentes de epidemiologia passarão a ser quinzenais, e não bimestrais, como estabelece o Ministério da Saúde. As equipes aplicarão larvicida e darão orientações sobre prevenção. Aos domingos, duas tendas do projeto Verão Tinguá serão instaladas em pontos estratégicos onde os visitantes receberão informações sobre campanhas educativas.
Três municípios terão reforço na vacinação
No final da tarde desta sexta, a secretaria de estado de Saúde recomendou às prefeituras de Nova Iguaçu, Tanguá e Miguel Pereira que ampliem a vigilância sanitária e intensifiquem a vacinação contra a febre amarela. Nessas três cidades foram registrados casos de macacos mortos com resultado positivo para a febre amarela.
Para Nova Iguaçu haverá um reforço de 100 mil doses da vacina. A subsecretaria de Vigilância em Saúde afirma que não há casos confirmados em humanos nessas áreas. Atualmente, todos os 92 municípios fluminenses estão incluídos na área de recomendação da imunização.
Não devem tomar a vacina bebês com menos de 9 meses, pessoas com doença febril aguda, com comprometimento do estado geral de saúde ou pacientes com doenças que causam alterações no sistema imunológico.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!