Luta
Maestro João Carlos Martins revela descoberta de câncer
O artista revelou sobre sua recente batalha contra a doença

O maestro João Carlos Martins, de 84 anos, contou neste domingo (27) à Folha de S. Paulo que foi diagnosticado com um câncer agressivo na próstata em março. Ele, que tem enfrentado diversos desafios de saúde ao longo da vida, revelou que a descoberta do câncer ocorreu em março, mas que seguiu com o tratamento e a cirurgia logo em seguida.
“Depois de ter realizado 30 cirurgias, principalmente nas mãos, a última coisa que eu esperava era câncer na próstata... a operação [no fim de março] durou 4h20 e foi um sucesso de 100%. Mas o pós-operatório foi um grande problema. Eu nunca vivi algo tão dramático", afirmou.
Apesar dos momentos difíceis no pós-cirúrgico, o maestro permanece otimista. Ele acredita estar curado, mas alerta que, embora o câncer tenha sido extirpado, "é evidente que sempre pode haver uma reincidência. Mas não vai ser o meu caso", disse.
João Carlos Martins também relatou as complicações inesperadas durante a recuperação. Durante a cirurgia, foi alertado sobre os riscos, como uma possível perfuração do intestino.
"Depois que fiz uma tomografia com contraste, a equipe entrou no meu quarto e disse: 'você está correndo o risco de ter seu intestino delgado perfurado'. Havia uma obstrução e as fezes já estavam perto da circulação", explicou.
O maestro comparou a experiência a uma "operação de guerra" e revelou como a situação se complicou ainda mais com uma intervenção de emergência que durou 24 horas.
"Injetaram um litro [de uma substância para desobstruir o intestino]. Era como se eu estivesse em uma galeria de esgoto. Eu preciso ser trocado de meia em meia hora. Meu Deus do céu! Foi a pior noite da minha vida. Fiquei traumatizado. Eu durmo e acordo com isso", relatou.
Apesar do sofrimento, João Carlos Martins não se deixou abater. "Mas, graças a Deus, eles me salvaram", completou. O maestro finalizou a conversa com uma reflexão sobre a vida. "Não tenho medo da morte", afirmou.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!