Sucuri Ana Júlia

Maior sucuri do mundo é encontrada morta às margens de rio

A cobra era conhecida por ''Vovózona'' na região

A Polícia Civil e a Polícia Militar Ambiental investigam a causa da morte.
A Polícia Civil e a Polícia Militar Ambiental investigam a causa da morte. |  Foto: Reprodução

A sucuri Ana Julia, também conhecida por Vovózona, considerada uma das maiores sucuris do mundo, foi encontrada morta às margens do Rio Formoso, localizado na cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. A morte da cobra foi confirmada pelo cinegrafista de vida selvagem Cristian Dimitris, que acompanhava Ana Júlia há 20 anos. A Polícia Civil do Estado e a Polícia Militar Ambiental (PMA) investigam a morte do animal.

A carcaça de 6,5 metros da sucuri foi encontrada em estado de putrefação por agentes da Polícia Militar Ambiental. Durante as investigações iniciais, os agentes não encontraram sinais de perfurações ou evidências de que a cobra tenha sido alvejada.

A carcaça do animal será conduzida a uma perícia para determinar a causa da morte de Ana Júlia. Se for identificado um responsável pela morte do animal, poderá enfrentar acusações de crime ambiental, sujeito a uma pena de detenção que varia de 6 meses a um ano, além de uma multa que pode chegar a R$ 500 mil.

A cobra é a mesma que viralizou em um vídeo compartilhado pelo biólogo holandês Freek Vonk. Assista:

Perda biológica

Nas redes sociais, comunidades de proteção à vida biológica debatem sobre a perda da cobra. Conforme o biólogo Gustavo Figueirôa, a morte de Ana Julia representa um grande risco à vida ecológica.

‘’Um bicho desses tem um papel importantíssimo para o lugar em que ela vive. É um predador topo de cadeia, ela com certeza levou mais de 20 anos para chegar nesse tamanho. Ela é geradora de vários filhotes que vão povoar outras áreas. A retirada de um bicho desses da natureza gera um risco incalculável.’’, explicou em um vídeo publicado no perfil SOS Pantanal.

  • Maior sucuri do mundo é encontrada morta às margens de rio
  • Maior sucuri do mundo é encontrada morta às margens de rio

No Instagram, o fotógrafo que acompanhava a sucuri, demonstrou sua revolta. ‘’Como muitos sabem, há quase 20 anos filmo sucuris na região de Bonito e nos últimos anos estes encontros se intensificaram a ponto de reconhecermos e até dar nome a algumas fêmeas. Uma delas, batizamos de Anajulia, há cerca de 10 anos, quando estava gravando para a BBC. De lá pra cá, encontrava essa fêmea de cerca de 6.5 metros todos os anos, chegamos até a entender um pouco o seu padrão de comportamento.’’, começou.

‘’ Filmei ela acasalando duas vezes, ela ficou bem famosa em uma postagem recente sobre uma nova espécie de sucuri descoberta na amazônia, mas filmada em Bonito rs, e ano passado fiz belas dessa linda sucuri para 2 documentários que ainda vão sair. Infelizmente, hoje recebi a notícia de que ela foi morta a tiros e seu corpo encontrado boiando no rio formoso.’’, lamentou.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Cristian Dimitrius (@cdimitrius)

‘’Que tristeza, que raiva! Quem teria feito um absurdo destes? Sinto que perdi uma amiga, um membro da família, um ser especial na qual passei muitos momentos especiais juntos. Só digo que isso não vai ficar assim, vamos investigar e ir atrás dessa pessoa. Ela terá que prestar contas à justiça!’’, concluiu.

Em uma declaração, a prefeitura de Bonito expressou pesar pela perda da sucuri e anunciou que acompanhará de perto as investigações do incidente.

‘’A Prefeitura de Bonito manifesta total repúdio pelo ocorrido com a Sucuri ‘Ana Julia’ em nosso município.

A relevância de um animal desse porte nas nossas áreas mostram o quão equilibrado o nosso ambiente está, porque um ambiente para suportar um animal topo de cadeia, como uma sucuri de quase 7 metros, precisa estar no mínimo equilibrado e essa atitude pessoal, de alguém que cometa um ato como este, é totalmente desprezível e vai contra tudo aquilo que a gente trabalha para em prol do meio ambiente.

Então esperamos que as autoridades competentes consigam identificar os autores e punir os culpados”.

< Motorista de Niterói é encontrado morto na Baixada Anderson Leonardo, do Molejo, tem quadro de saúde 'delicado' <