Segurança
MAPA muda ordem de vacinação da febre aftosa no Rio. Confira
Pecuaristas devem prestar atenção para as datas
Os pecuaristas do estado do Rio de Janeiro devem se atentar ao calendário de imunização contra a Febre Aftosa este ano.
Segundo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), as Unidades da Federação que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA), o que inclui o Rio de Janeiro, terão a inversão das estratégias de vacinação contra a Febre Aftosa em 2022.
Com a nova medida, a primeira etapa de vacinação, no mês de maio, será destinada aos bovinos e bubalinos com até 24 meses e a segunda fase, em novembro, aos animais de todas as idades. O objetivo é garantir a oferta de imunizantes.
Para o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca, Abastecimento (Seappa), Marcelo Queiroz, este planejamento é fundamental para garantir a imunização dos animais, tendo em vista que o Rio de Janeiro está avançando rumo à retirada da vacinação contra a febre aftosa no estado e também, para assegurar o status de reconhecimento de zona livre com vacinação.
"É uma decisão importante neste momento. Precisamos garantir a oferta de vacinas para os animais dos estados que compõem o bloco. Todos os pecuaristas fluminenses devem se atentar a nova estratégia e colaborar para garantirmos bons resultados na campanha deste ano", destaca o secretário.
Segundo o documento do MAPA, a movimentação de animais durante as etapas de vacinação continuará seguindo o regramento, ou seja, propriedade adimplente com a etapa de vacinação em curso poderá movimentar normalmente seus animais.
"Apesar da alteração, especificamente prevista para este ano, o objetivo de atingir 100% do rebanho na faixa etária de 0 a 24 meses", ressalta o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Moraes.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!