Assustador
Mega terremoto na Rússia é um dos mais fortes já registrados
Tremor atingiu magnitude de 8,8 nesta quarta-feira (30)

Um forte sismo de magnitude 8,8 atingiu a costa do Extremo Oriente da Rússia nesta quarta-feira (horário local), perto da Península de Kamchatka. O tremor causou tsunamis com ondas de até 4 metros e gerou alertas em vários países, do Japão ao Havaí e Equador.
Segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), esse é um dos 10 terremotos mais poderosos já registrados no mundo. O Ministério de Emergências da Rússia confirmou que parte da cidade de Severo-Kurilsk foi inundada, e ondas atingiram também o Japão.
Em profundidade de 19 km, o abalo sísmico se junta a eventos históricos como:
> Chile (1960) – 9,5 magnitude
> Alasca (1964) – 9,2 magnitude
> Indonésia (2004) – 9,1 magnitude
> Japão (2011) – 9,1 magnitude
> Rússia (1952) – 9,0 magnitude
Risco de tsunami
Autoridades japonesas emitiram ordens de evacuação para aproximadamente dois milhões de pessoas que vivem em áreas costeiras, diante do risco de tsunami que atinge diversas regiões do país.
Na ilha de Hokkaido, a maior do arquipélago e localizada no extremo norte do Japão, mais de 10 mil moradores da cidade litorânea de Urakawa foram instruídos a evacuar imediatamente sob alerta de nível 5, o mais alto em uma escala de cinco níveis. Essa classificação indica que um desastre natural já está em andamento e exige ação urgente da população para preservar vidas.
Além disso, cerca de 1,9 milhão de pessoas em 21 prefeituras situadas na costa do Pacífico receberam alertas de nível 4, que recomendam a saída rápida de áreas de risco — principalmente locais próximos ao mar e às margens de rios — antes que as condições se agravem.
Muitos dos que conseguiram evacuar estão sendo encaminhados para abrigos públicos, preparados para situações de emergência, como escolas, centros comunitários, hospitais, estações ferroviárias e parques localizados em áreas elevadas.
Até o momento, as autoridades confirmaram a ocorrência de ondas de até 1,3 metro em Kuji, na prefeitura de Iwate, e ondas de 80 centímetros na península de Nemuro, em Hokkaido. Também foi registrado um tsunami de 30 centímetros no porto de Yokohama, ao sul da capital, Tóquio.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!