Logo Enfoco


    Deu ruim!

    Meta suspende funções de IA do WhatsApp no Brasil

    Empresa foi impedida de usar dados de usuários

    Publicado 17/07/2024 às 17:39 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Criador de figurinhas do aplicativo é bloqueado pela Meta
    Criador de figurinhas do aplicativo é bloqueado pela Meta |  Foto: Divulgação / WhatsApp

    A Meta, proprietária do Instagram, Facebook e WhatsApp, interrompeu o acesso a recursos de inteligência artificial generativa no Brasil, incluindo o criador de figurinhas do WhatsApp. A decisão ocorreu após a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) suspender a nova política de privacidade da empresa, que permitia o uso de informações dos usuários para treinar sistemas de IA.

    A suspensão foi confirmada pela Meta ao "GLOBO", destacando que as ferramentas de IA generativa ativas no Brasil foram desativadas enquanto a empresa colabora com a ANPD para resolver as questões levantadas sobre o uso dessas tecnologias.

    Leia +: WhatsApp apresenta nova função para pessoas e grupos; confira

    Entre os recursos suspensos estava a criação de figurinhas por IA generativa no WhatsApp e Instagram. Esta ferramenta permitia aos usuários gerar stickers a partir de comandos de texto, compartilhando as imagens resultantes em conversas.

    Plano inicial

    A Meta havia planejado lançar a IA da Meta no mercado brasileiro neste mês, um pacote que inclui robôs de inteligência artificial generativa para WhatsApp, Facebook e Instagram. Mark Zuckerberg, CEO da Meta, anunciou em junho a disponibilidade do novo sistema em português para o Brasil.

    A decisão da Meta de suspender os recursos de IA no Brasil é semelhante à postura adotada na União Europeia. Lá, após questionamentos das autoridades de dados sobre a nova política de privacidade, a empresa adiou o lançamento do chatbot Meta AI na região.

    No Brasil, a ANPD proibiu a Meta de usar informações de usuários para alimentar suas IAs, apontando falta de transparência na mudança dos termos de privacidade e dificuldades impostas aos usuários para se oporem ao uso de suas informações, infringindo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

    Resposta da Meta e prazo da ANPD

    A Meta apresentou contestações e um pedido de reconsideração à ANPD, que foram negados. A autoridade concedeu um prazo adicional de cinco dias para que a Meta comprovasse a interrupção da coleta de dados para suas IAs.

    A suspensão dos recursos de inteligência artificial no Brasil reflete o rigor das autoridades de proteção de dados em garantir a privacidade dos usuários e a necessidade de empresas de tecnologia de se adequarem às legislações locais para operar de forma transparente e segura.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    'Foi ótimo', diz miss de SG, vice em concurso nacional de beleza

    Próximo artigo
    >

    Acidente entre moto e carro para trânsito na RJ-104, sentido SG

    Relacionados em Brasil & Mundo