Sem previsão

Ministério da Economia não tem data para voltar a emitir passaporte

Devido a falta de recursos, confecção de passaporte foi pausada

A emissão de novos passaportes foi interrompida no sábado (19)
A emissão de novos passaportes foi interrompida no sábado (19) |  Foto: Agência Brasil
 

O Ministério da Economia ainda não tem previsão de repasse de verba para a Polícia Federal (PF). Esta deliberação deverá ser levada para a próxima reunião da Junta de Execução Orçamentária (JEO), no entanto, ainda não existe uma data para acontecer.

A PF informou que não recebeu nenhum comunicado oficial do governo federal, de quando o problema orçamentário iria ser solucionado.

Questionado sobre o que levou à falta do orçamento para a documentação, o Ministério da Economia disse apenas que "não fará comentários adicionais sobre esta questão".

A suspensão da confecção dos passaportes aconteceu no último sábado (19) devido à falta de verba, voltada para o controle migratório e emissão do documento de viagem. 

O agendamento online e o atendimento dos postos seguirão normalmente, porém, não tem uma previsão de entrega.

Em média, a entrega dos documentos ocorre em até seis dias após o atendimento presencial, o que também pode variar de acordo com o local da solicitação, já que as cadernetas são impressas na Casa da Moeda, no Rio de Janeiro. De janeiro a outubro deste ano, mais de 1.940.784 passaportes foram entregues por unidades da PF em diversos estados.

< Messi e outros craques estreiam na Copa nesta terça; veja os jogos 'Point' da torcida brasileira no Rio não terá festa nesta Copa <