Brasil & Mundo
Ministério Público e Detran firmam parceria para combater corrupção
O Detran do Rio e o Ministério Público assinaram convênios para melhorar as ações de controle e combate às irregularidades no estado. Nos últimos meses, o procurador-geral de Justiça do Rio, Eduardo Gussem, e o presidente do Detran, Vinicius Farah, vem se reunindo para conhecer melhor os projetos das duas instituições. O Detran vai permitir que o Ministério Público acesse seu banco de dados para agilizar e facilitar as investigações. Em troca, o MP terá acesso às informações de identificação civil, habilitação, multas e do sistema penitenciário. O MP também garantirá apoio ao programa Detran Conduta, que combater o mau atendimento e corrupção no Detran.
A parceria foi selada na tarde desta segunda-feira (19) durante cerimônia na sede do Ministério Público. “Estes convênios quebram paradigmas. Há muito tempo se esperava esta atuação integrada no estado do Rio de Janeiro. Eles contribuem para um começo da modificação deste momento que vivemos. O compartilhamento de informações é decisivo para inaugurarmos novos tempos”, destacou Eduardo Gussem.
“Vamos compartilhar todas as nossas informações, precisas e em tempo real, para facilitar a apuração do Ministério Público, garantiu Vinicius Farah, presidente do Detran.
Ações futuras
A integração do sistema também será o primeiro passo para o Ministério Público criar um sistema de proibição de torcedores “fichas sujas” nos estádios de futebol. Até o fim do ano, o ‘Detran Conduta’ terá uma central de monitoramento com câmeras de vídeo para fiscalizar todos os 52 postos do órgão.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!