Brasil & Mundo

Ministério Público nos batalhões da PMERJ

O Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública, do Ministério Público do Rio de Janeiro, fará visitas técnicas aos batalhões da Polícia Militar a partir deste mês. Este é o terceiro ano que essas fiscalizações são realizadas para verificar as condições de trabalho da PM no estado, determinadas pelo Conselho Nacional do Ministério Público.

O MPRJ informa que as visitas técnicas não são feitas em função da intervenção federal na segurança pública do Rio, mas “será possível verificar se houve alguma melhora em relação aos anos anteriores e se, em havendo, essas melhorias podem ter a ver, eventualmente, com a intervenção federal”, diz a nota.

O Ministério Público não informou quais unidades da PM serão visitadas e nem o dia em que será feita a primeira ação. O Gabinete de Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro vêm realizando vistorias em vários batalhões da Polícia Militar, como o 14º batalhão em Bangu; o Bope, o Grupamento Aero-Marítimo, o Grupamento de Ações Táticas da Secretaria de Administração Penitenciária e em Bangu 3. O objetivo das ações é fazer um diagnóstico das áreas funcionais, para identificar as dificuldades e resgatar a capacidade operacional das unidades da Polícia Militar.

A assessoria do Gabinete de Intervenção Federal informou que as inspeções nas unidades da Polícia Militar têm "por objetivo a coleta de dados para direcionar o trabalho da intervenção no Rio de Janeiro".

< Traficantes ordenam fechamento do comércio em Jurujuba Irmãos são vítimas de ataque criminoso em São Gonçalo <