Eleições 2022

Ministro Alexandre de Moraes é eleito presidente do TSE

Moraes toma posse em agosto no lugar de Edson Fachin

Moraes assume o cargo em agosto no lugar do atual presidente, Edson Fachin
Moraes assume o cargo em agosto no lugar do atual presidente, Edson Fachin |  Foto: TSE
  

O ministro Alexandre de Moraes foi eleito nesta terça (14) para a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A votação simbólica para escolha do ministro foi realizada durante sessão do tribunal. 

A eleição é uma formalidade de praxe que é feita pelo TSE. Atualmente, Alexandre de Moraes ocupa o cargo de vice-presidente. Em agosto, com a saída de Edson Fachin, atual presidente, Moraes passará a presidir a Corte Eleitoral e comandará a organização as eleições de outubro. O novo vice-presidente será o ministro Ricardo Lewandowski.

O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e dois advogados com notório saber jurídico indicados pelo presidente da República. 

Alvo de ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL), Moraes comandará o pleito em outubro. Ele também é o relator do chamado inquérito das fake news, que investiga a propagação de notícias falsas e tem Bolsonaro como um dos investigados. 

Além disso, Moraes também comanda a relatoria do processo envolvendo o deputado Daniel Silveira, acusado de ataques à Corte e incitação à volta do AI-5, instrumento que restringiu direitos da população e cassou políticos no período da ditadura militar. 

Com Agência Brasil

< Tudo o que você precisa saber para dormir bem informado Maisa desabafa sobre pressão na vida amorosa: 'Difícil aguentar' <