Monkeypox

Ministro da Saúde anuncia antiviral para tratar varíola dos macacos

Marcelo Queiroga se pronunciou via redes sociais

A varíola dos macacos é uma doença causada pela infecção com o vírus Monkeypox
A varíola dos macacos é uma doença causada pela infecção com o vírus Monkeypox |  Foto: Divulgação OMS
 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na manhã desta segunda-feira (1°), por meio das redes sociais, que o Brasil terá o antiviral tecovirimat contra a varíola dos macacos. A compra será por intermédio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). 

O ministro informou que os casos mais graves serão completados primeiro. O Brasil registrou até o momento 1066 casos. Ainda não foram divulgados quantas doses serão compradas e nem quando a vacina chegará ao Brasil. 

Sintomas

A varíola dos macacos é uma doença causada pela infecção com o vírus Monkeypox, que causa sintomas semelhantes aos da varíola. Ela começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos.

Uma erupção geralmente se desenvolve de um a três dias após o início da febre, aparecendo pela primeira vez no rosto e se espalhando para outras partes do corpo, incluindo mãos e pés.

Em alguns casos, pode ser fatal, embora seja tipicamente mais suave do que a varíola. A doença é transmitida para pessoas por vários animais selvagens, como roedores e primatas, mas também pode ser transmitida entre pessoas após contato direto ou indireto.

Com Agência Brasil

< Censo 2022: veja como identificar recenseadores e evitar golpes 'Pente-fino' contra motos irregulares em Niterói <