Confronto
Ministro do STF, Fachin fala em 'preocupação' com operação no Rio
Ação policial deixou 25 mortos na Vila Cruzeiro
O ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Superior Tribunal Eleitoral, Luiz Edson Fachin, manifestou grande preocupação com a operação da última terça-feira (24), na Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
O sentimento foi compartilhado com o Procurador de Justiça do Rio, Luciano Oliveira Mattos Souza. A preocupação é relacionada a mais uma ação policial com índice elevado de letalidade e foi exposta em nota do próprio STF.
Há cerca de um ano, uma operação no Jacarezinho, também na Zona Norte da cidade, deixou 28 mortos, sendo considerada a operação mais letal da história do Rio de Janeiro.
A da Vila Cruzeiro, ficou em segundo lugar neste recorde negativo, registrando 25 vidas perdidas, incluindo uma moradora da comunidade Chatuba, que fica próxima. Gabriele Ferreira da Cunha tinha 41 anos e era cabeleireira.
Ao ENFOCO, a mãe da vítima Divone Ferreira da Cunha, de 72 anos, lamentou a morte da filha. O presidente Jair Bolsonaro comemorou a operação e parabenizou as forças policiais.
Nota do STF na íntegra
O ministro Edson Fachin, relator da ADPF 635 (na qual o STF determinou a elaboração de um plano de redução da letalidade policial em comunidades do Rio de Janeiro), conversou com o Dr. Luciano de Oliveira Mattos de Souza, Procurador de Justiça do Rio (MP-RJ). Ao procurador, o ministro demonstrou muita preocupação com a notícia de mais uma ação policial com índice tão alto de letalidade na data de ontem, mas informou que soube da pronta atuação do Ministério Público e que tem confiança de que a decisão do STF será cumprida, com a investigação de todas as circunstâncias da referida operação.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!