Confronto

Ministro do STF, Fachin fala em 'preocupação' com operação no Rio

Ação policial deixou 25 mortos na Vila Cruzeiro

Operação na Vila Cruzeiro gerou polêmica
Operação na Vila Cruzeiro gerou polêmica |  Foto: Marcelo Tavares
 

O ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Superior Tribunal Eleitoral, Luiz Edson Fachin, manifestou grande preocupação com a operação da última terça-feira (24), na Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio de Janeiro. 

O sentimento foi compartilhado com o Procurador de Justiça do Rio, Luciano Oliveira Mattos Souza. A preocupação é relacionada a mais uma ação policial com índice elevado de letalidade e foi exposta em nota do próprio STF.

Há cerca de um ano, uma operação no Jacarezinho, também na Zona Norte da cidade, deixou 28 mortos, sendo considerada a operação mais letal da história do Rio de Janeiro. 

A da Vila Cruzeiro, ficou em segundo lugar neste recorde negativo, registrando 25 vidas perdidas, incluindo uma moradora da comunidade Chatuba, que fica próxima. Gabriele Ferreira da Cunha tinha 41 anos e era cabeleireira.

Ao ENFOCO, a mãe da vítima Divone Ferreira da Cunha, de 72 anos, lamentou a morte da filha. O presidente Jair Bolsonaro comemorou a operação e parabenizou as forças policiais.

Nota do STF na íntegra

O ministro Edson Fachin, relator da ADPF 635 (na qual o STF determinou a elaboração de um plano de redução da letalidade policial em comunidades do Rio de Janeiro), conversou com o Dr. Luciano de Oliveira Mattos de Souza, Procurador de Justiça do Rio (MP-RJ). Ao procurador, o ministro demonstrou muita preocupação com a notícia de mais uma ação policial com índice tão alto de letalidade na data de ontem, mas informou que soube da pronta atuação do Ministério Público e que tem confiança de que a decisão do STF será cumprida, com a investigação de todas as circunstâncias da referida operação.

< Cartórios começam a emitir CHN no Rio; veja os endereços Ex-assessores de Gabriel Monteiro prestam depoimento na Câmara <