Brasil & Mundo
Missão brasileira de ajuda ao Líbano retorna ao país neste sábado
Os aviões brasileiros enviados em missão humanitária de ajuda ao Líbano retornam ao Brasil neste sábado (15). As aeronaves partiram da capital Beirute na tarde desta sexta-feira (14) e farão paradas técnicas para abastecimento antes de pousar em Anápolis (GO) e Brasília (DF).
Nesta sexta-feira, a delegação brasileira esteve no Parlamento Libanês e reuniu-se com o Primeiro Ministro em exercício do Líbano, Hassan Diab. O chefe da missão, ex-Presidente da República Michel Temer, ofereceu apoio ao Presidente do Parlamento do Líbano, Nabih Berri. A missão levou seis toneladas de alimentos e medicamentos, além de quatro mil toneladas de arroz que ainda chegarão ao Líbano por via marítima.
“Estive reunido com as autoridades libanesas e com representantes das comissões religiosas do Líbano, colocando o Brasil, naturalmente, à disposição para ajudar na composição do Estado libanês”, afirmou Temer.
O Encarregado de Negócios do Brasil em Beirute, Jandyr Ferreira dos Santos, explicou como continuará o auxílio do Brasil ao Líbano. “Essa primeira equipe, que se deslocou agora com a missão humanitária, é composta por técnicos em explosões e incêndios. Eles vão permanecer em Beirute até o dia 30 deste mês, fazendo ligação com o Ministério da Defesa local e identificando as possíveis necessidades do Líbano”.
O governo brasileiro, por meio do Ministério da Saúde, e a comunidade libanesa doaram medicamentos e insumos básicos de saúde, como antibióticos, corticoides, analgésicos, ataduras, seringas e cateteres. Cerca de 100 mil máscaras cirúrgicas, 300 ventiladores pulmonares e alimentos também foram entregues no Líbano.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!