Luto

Morre atriz Lolita Rodrigues em João Pessoa aos 94 anos

Artista estava internada e foi acometida por uma pneumonia

Atriz morava em João Pessoa desde 2015
Atriz morava em João Pessoa desde 2015 |  Foto: Acervo/Cedoc

A atriz Lolita Rodrigues morreu na madrugada deste domingo (5) no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, na Paraíba. Ela estava internada na unidade particular e foi acometida por uma pneumonia e não resistiu.

O óbito foi registrado por volta das 4h30. Lolita morava na cidade desde 2015, junto de sua filha Sílvia Rodrigues, que confirmou a morte da mãe e informou que a cerimônia será restrita apenas para os familiares. O corpo da atriz será cremado ainda neste domingo.

Carreira

Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, mais conhecida artisticamente como Lolita Rodrigues, nasceu em Santos, no litoral de São Paulo, em março de 1929, filha de pais espanhóis, a artista faz parte da geração pioneira da televisão no Brasil. Um de seus momentos memoráveis foi quando ela cantou o hino da televisão brasileira no programa de estreia da TV Tupi, que ocorreu em 18 de setembro de 1950.

Lolita construiu sua carreira interpretando personagens com sotaque castelhano. Em "Sassaricando" (1987), ela deu vida à personagem espanhola Aldonza, que era mãe de Tancinha (interpretada por Claudia Raia). Posteriormente, repetiu esse tipo de papel ao interpretar uma espanhola em "Terra Nostra" (1999), mais uma vez atuando como mãe de Claudia Raia em cena. Seu último trabalho na televisão foi como Noêmia, a avó de Luciana (interpretada por Alinne Moraes), na novela "Viver a Vida" (2009).

Depois de sua aposentadoria, Lolita fez raras aparições públicas. Uma delas foi quando prestigiou o lançamento de "Flor do Caribe" (2013), enquanto ainda vivia na região Sudeste do Brasil. A última vez que o público teve a oportunidade de vê-la em público foi em dezembro de 2017, quando ela assistiu a uma apresentação do espetáculo "Hebe - O Musical" em São Paulo.

< Menino Gui é criticado após vídeo cantando hino do Fluminense Bairros de Niterói enfrentam falta de energia há quase 48 horas <