Lamentável

Motoboy é alvo de racismo em pedido de entrega: 'Mande um branco'

Nome do cliente não consta no endereço que foi solicitado

Caso aconteceu em Campo Bom, no Rio Grande do Sul
Caso aconteceu em Campo Bom, no Rio Grande do Sul |  Foto: Karina Cruz

Uma pastelaria localizada no município de Campo Bom, na Região Metropolitana do Rio Grande do Sul, registrou um caso de racismo após um suposto cliente solicitar nas observações do pedido e no chat, que fosse enviado um "motoboy branco" até a sua residência, ao invés de um negro. O caso aconteceu na última terça-feira (14), e a Polícia Civil está investigando o caso.

“Última vez veio um motoboy negro. Peço a gentileza que mande um branco. Não gosto de pessoas assim encostando na minha comida”, escreveu o cliente na observação do pedido.

Indignado, o restaurante cancelou o pedido e afirmou que o motoboy, identificado como Gabriel Fernandes da Cunha, é um dos donos do estabelecimento.

“Pois seu pedido será cancelado imediatamente e irei fazer uma denúncia contra o seu perfil. Faça o favor de não comprar mais na minha loja. Esse motoboy negro é o dono da empresa!”, rebateu Daniela Rodrigues, proprietária da pastelaria e esposa do motoboy.

De acordo com a Polícia Cívil, o cliente que assinou o pedido pelo IFood não corresponde a nenhum apartamento do prédio em que foi solicitado a entrega. Além disso, o síndico do condomínio também não reconhece o morador.

Segundo o delegado Rodrigo Câmara, uma investigação está em andamento para rastrear e identificar o autor do crime.

Se a intenção foi ofender alguém especificamente, vai responder pelo crime de injúria racial. Por outro lado, se a intenção foi discriminar um grupo de pessoas em razão da cor da pele, então deve responder por um dos tipos penais de racismo" Rodrigo Câmara, delegado

Ainda de acordo com Câmara, nenhuma hipótese é descartada, até mesmo podendo se tratar de um trote. "Qualquer forma de discriminação ou preconceito baseado na cor da pele com objetivo de constranger, humilhar ou vergonhar esse grupo de pessoas é considerado crime", disse.

Em nota nas redes sociais, a pastelaria fez uma publicação repudiando o ato racista e afirmou que esté prestando todas as solidariedades aos funcionários da unidade.

"A Hora do Pastel presta sua solidariedade aos franqueados de Campo Bom, repudiando veementemente os cometários racistas proferidos imotivadamente, em atitude criminosa, fato já noticiado as autoridades. Tamanha agressão não passará impune. Não ao racismo! #MAISAMOR", diz o comunicado.

Pastelaria postou uma nota em suas redes sociais
Pastelaria postou uma nota em suas redes sociais |  Foto: Reprodução/Instagram

O que diz o IFood

Em nota ao G1, o aplicativo iFood, esclareceu que repudia quaisquer atitudes racistas e que o comportamento fere os temos de uso do aplicativo. Além dissom o aplicativo ressaltou também que os entregadores podem solicitar suporte jurídico e psicológico da plataforma

"O iFood repudia veementemente qualquer atitude racista, seja ela física ou verbal. Assim que tomamos conhecimento do caso ocorrido na cidade Campo Bom, identificamos que o cliente em questão criou uma conta no nosso app na data de 14/11/2023, realizando esse único pedido. Além disso, buscamos contato com os donos do restaurante para prestar o apoio necessário. Já estamos tomando as providências para o bloqueio do cliente e seguimos à disposição das autoridades para quaisquer informações necessárias. É importante ressaltar que esse tipo de comportamento fere totalmente os termos de uso da plataforma e que não toleramos nenhum tipo de descriminação.

Toda vez que um entregador ou restaurante parceiro identifica um pedido com dados errados ou comportamentos discriminatórios, a orientação é informar diretamente a plataforma sobre o ocorrido, para que possamos tomar as providências imediatamente.

Nesses casos, de violências física e verbais, os entregadores parceiros do iFood contam com o suporte da Central de Apoio Jurídico e Psicológico, serviço em parceria com a organização global de advogadas negras, Black Sisters In Law, que disponibiliza uma advogada para acompanhar o caso de maneira personalizada e humanizada. Para ter acesso, os profissionais precisam acessar a área de Alerta de Casos Graves, dentro do app iFood para Entregadores, e realizar a denúncia com todas as informações do caso".

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