Brasil & Mundo

Muito além do combate às chamas

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio encerrou a capacitação de 300 homens nas ações de emergência envolvendo produtos químicos perigosos. O treinamento faz parte do Programa de Instruções Itinerantes, que percorreu diferentes unidades operacionais da corporação.
Informações teóricas e práticas foram transmitidas por militares experientes e especializados no  assunto. A programação incluiu Teoria do Produto Perigoso, Avaliação dos Riscos da Cena, Identificação do Produto, Aproximação da Equipe / Ação Inicial ao Local da Ocorrência, Isolamento do Local Acidentado, Acionamento de Socorro Especializado e Ações Práticas de Primeiro Atendimento.

“Nosso intuito é atingir cada vez mais bombeiros militares a cada turma realizada”, explicou o comandante do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP), coronel Fábio Andrade.

Proteção Os principais produtos perigosos encontrados em situações de emergência são amônia (presente, sobretudo, em frigoríficos), cloro, combustíveis, entre outros. “Todos os bombeiros precisam destas informações, apesar de nem todos serem especializados em produtos perigosos. Por exemplo: se uma pessoa cai em um poço poderá ser atendida por um bombeiro não especializado em produtos perigosos, mas neste local confinado pode haver a presença de algum gás sulfídrico. Ele precisa se proteger para conseguir socorrer a pessoa em situação de perigo sem se tornar outra vítima. Para isso, necessitará estar com as vestimentas corretas” disse o comandante.

< Preso dentro de apartamento no Minha Casa, Minha Vida em Maricá Semana da Luta Antimanicomial em Niterói <