Bizarro
Mulher tem reação após tomar remédio e chora 'lágrimas de pus'
Reação é rara, mas está prevista na bula
Um caso de alergia extrema ao analgésico e antitérmico ibuprofeno foi detalhado pela revista "Clinical Case Reports", na segunda-feira (15). Uma mulher iraquiana, de 45 anos, experimentou uma reação alérgica grave apenas quatro horas após ingerir o medicamento. Ela havia tomado dois comprimidos, totalizando 400 mg.
Apresentando manchas vermelhas na pele do rosto, dos braços e das pernas, a mulher foi rapidamente encaminhada ao hospital. Além disso, ela estava sofrendo de vômitos, inchaço significativo nos olhos e secreção purulenta.
"Mais do que apenas um item comum em kits de primeiros socorros, o ibuprofeno carrega um perigo potencial que, embora raro, requer nossa total atenção e compreensão. Esse incidente serve como um alerta de que nenhum medicamento está isento de riscos", destacaram os médicos à revista.
Síndrome de Stevens-Johnson
Este tipo de reação intensa a medicamentos é conhecido como síndrome de Stevens-Johnson, sendo considerado extremamente raro, afetando apenas uma pessoa a cada milhão.
Nesses casos, o sistema imunológico reage de forma exagerada ao medicamento, atacando as próprias células do corpo e desencadeando altos níveis de inflamação.
A paciente foi prontamente entubada, submetida a procedimentos de lavagem e permaneceu sete dias na UTI para garantir a dissipação da reação alérgica. Após uma semana, a paciente recebeu alta. Testes em seus órgãos internos, incluindo pulmões e coração, indicaram funcionamento normal.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!