Imensidão
Nasa divulga novas imagens de Júpiter; veja fotos
Maior planeta do sistema solar foi capturado por telescópio
A Nasa divulgou, nesta segunda-feira (22), novas imagens de Júpiter, o maior planeta do sistema solar e suas auroras. As fotos foram capturadas pelo telescópio James Webb com luzes infravermelhas.
Segundo a organização, houve uma colaboração com cientistas para traduzir os dados do telescópio em imagens. Nas imagens, as auroras se estendem aos polos norte e sul do planeta, brilhando em um filtro com as cores mais vermelhas.
Um filtro diferente, mapeado para amarelos e verdes, mostra neblinas girando em torno dos polos norte e sul. Um terceiro filtro, mapeado para azuis, mostra a luz refletida de uma nuvem principal mais profunda.
A Grande Mancha Vermelha, uma grande tempestade que poderia engolir a Terra, de acordo com a Nasa, aparece branca nessas vistas, assim como outras nuvens, porque refletem muita luz solar.
“O brilho aqui indica alta altitude – então a Grande Mancha Vermelha tem névoas de alta altitude, assim como a região equatorial”, disse Heidi Hammel, cientista interdisciplinar da Webb para observações do sistema solar e vice-presidente de ciências da AURA.
“As numerosas 'manchas' e 'estrias' brancas brilhantes são provavelmente topos de nuvens de alta altitude de tempestades convectivas condensadas", completou o pesquisador.
Em uma visão de campo amplo, o telescópio Webb vê Júpiter com seus anéis fracos e duas pequenas luas chamadas Amalthea e Adrastea.
“Esta imagem resume a ciência do nosso programa do sistema de Júpiter, que estuda a dinâmica e a química do próprio Júpiter, seus anéis e seu sistema de satélites”, disse Thierry Fouchet, professor do Observatório de Paris.
Os pesquisadores já começaram a analisar os dados do Webb para obter novos resultados científicos sobre o maior planeta do sistema solar.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!