Incomum

Nuvem ‘engole’ cidade gaúcha e faz o dia virar noite; vídeo

Imagens viralizaram nas redes sociais mostrou fenômeno

Tempestado encobriu toda a cidade
Tempestado encobriu toda a cidade |  Foto: Reprodução/X

Uma tempestade surpreendeu o município de Caxias do Sul, localizado no Rio Grande do Sul, na manhã deste sábado (23), marcando o início da primavera. O evento atmosférico causou uma escuridão incomum na cidade durante a manhã, tornando necessário o acionamento da iluminação pública.

Um vídeo compartilhado pela empresa de meteorologia Metsul em redes sociais exibiu uma nuvem do tipo prateleira avançando em direção à cidade da Serra Gaúcha, aparentemente "engolindo" a paisagem. As imagens foram gravadas em time lapse, uma técnica que permite a visualização de um evento em um período de tempo reduzido.

De acordo com a Metsul, a nuvem Cumulonimbus, conhecida por sua densidade, pode alcançar alturas significativas, variando de 10 a 20 quilômetros, bloqueando parcialmente a luz solar. A empresa de meteorologia explicou que o ar quente que percorre o Rio Grande do Sul cria condições climáticas propícias para o desenvolvimento de nuvens carregadas e tempestades.

A previsão indicava que o Estado experimentaria temperaturas extremamente altas, com máximas de até 39 graus Celsius no sábado. Nas redes sociais, os moradores da região da Serra Gaúcha também compartilharam imagens da chuva que ocorreu durante o dia.

Vale ressaltar que, no início do mês, um ciclone extratropical atingiu o Rio Grande do Sul, causando devastação em várias cidades. Esse evento climático resultou na maior tragédia climática registrada na história do Estado, com pelo menos 47 pessoas perdendo a vida.

< Universidade decide não expulsar alunos envolvidos em atos obscenos Réu do ato golpista volta a ser preso após descumprir medida <