Brasil & Mundo

O que esperar de 2022? O ano da disputa de egos e da renovação

Imagem ilustrativa da imagem O que esperar de 2022? O ano da disputa de egos e da renovação
Previsões revelam a necessidade de fechar ciclos para permitir a abertura de novas portas e novas jornadas. Foto: Ramom Cirilo

Corrida pela vacina, incertezas sobre o fim da pandemia, eleições e o desejo de um ano melhor. De olho em 2022, o brasileiro se prepara de todas as formas em busca de sobrevivência e prosperidade. Mas o que o futuro reserva ao povo que atravessou 2021 com mais de 600 mil mortes por Covid-19, além de tragédias, desemprego e preços nas alturas?

Para Mãe Simone da morada de Iemanjá, Pai Gilmar Hughes de Oyá, babalorixá do Egbé Ilé Àsé Oloyá Torun, e Marcos Castilho, sacerdote da Casa Senhor Rompe Mato, 2022 reserva renovação, fechamento de ciclos, guerra de vaidades e temores. 

Brasil e o mundo

De sua morada em Maricá, Mãe Simone revela positividade, através do baralho cigano, o que a humanidade pode esperar de 2022. No entanto, a busca pelo poder ainda estará acima de alguns valores. 

"Uma parte das pessoas estará muito ligada à espiritualidade, buscando muito a fé, e isso possibilitará a formação de uma egrégora altamente positiva, enquanto a outra estará na ânsia de poder e ascensão, deixando a individualidade e a vaidade falar mais alto. Será um ano de dois pesos e duas medidas. Então devemos emanar energias positivas, pensamentos positivos e fazer bom uso do livre arbítrio, agindo com sabedoria. Será um ano de renovação em todos os campos e aspectos"

Já o sacerdote Marcos Castilho destacou a regência de 2022, segundo os jogos, será de Iemanjá e Exu. 

"Iemanjá é a grande mãe da família. Ela rege a parte financeira, o sustento, as possibilidades de trabalho e a amplitude. (Grandes Lagos e Mares). Com isso, ela traz também a presença da solidariedade e de distribuir isso. Sendo assim, a gente tem a fartura, mas é para ela ser compartilhada com o próximo. Será preciso desenvolver o nosso potencial. Temos que buscar a possibilidade dentro do mar que está sendo ofertado. Desenvolver em si, a técnica e o conhecimento. Então, é um ano que necessita de uma dedicação nesses campos, o estudo em modo geral. Já Exu fala sobre a comunicação, a passionalidade e o desejo. Ele vai trazer um pouco mais de entendimento sobre si"

Pandemia

As cartas de Mãe Simone pedem cautela para aglomerações no réveillon e carnaval. 

"Mesmo sendo duas datas importantes para o desenvolvimento do país, para geração de empregos e movimento da economia, o comportamento humano pode sim ocasionar problemas. Muitas dúvidas ainda nesse momento, muitas coisas sendo descobertas e a espiritualidade pede que tenham cautela para evitar mais desgastes, pois são festas que podem agravar e atrapalhar esse processo de melhora"

Segundo pai Gilmar Hughes de Oyá, o Brasil ainda estará diante de variantes da Covid e a população terá a saúde mental ainda mais agravada. O oráculo pede atenção especial às crianças.

"Segundo o oráculo, essa variante ainda se fortalecerá para depois ser banida. O controle se dará após um novo surto regional. Além disso, devemos estar atentos às crianças. Elas serão bastante atingidas por problemas respiratórios. Em 2022 também será um ano em que a saúde mental de todos estará ainda mais abalada"

Ano da vaidade

Um ano de recomeço, renovação e de guerras por 'destaques'. A fogueira das vaidades estará acesa.

O que esperar de 2022
A guerra das vaidades estará em alta no próximo ano. Disputas marcaram o Brasil. Foto: Alex Ramos

"O ego e a vaidade estarão em alta, além disso, os sobreviventes da chacina da Covid-19 estarão em busca de se realocar na sociedade. Ano de eleições, ano de negociar status e poderes. Podemos esperar um ano de faxina, quando todos e todas estarão limpando a poeira e dando voltas por cima, mesmo que por cima de alguém"

Pai Gilmar Hughes de Oyá

Eleições

Rodrigo Neves
As previsões alertam para o destaque do ex-prefeito de Niterói na disputa pelo Governo do Estado, mas com necessidade de cautela. Foto: Arquivo

As previsões para 2022 não são favoráveis à reeleição do atual governador do Rio, Claudio Castro (PL). Por outro lado, entre os postulantes ao Governo do Estado, o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), é tratado nas previsões como um 'iluminado'. No entanto, o pré-candidato precisa estar atento a interferências de membros da própria equipe no decorrer da construção do processo eleitoral, e que poderão abandonar o pedetista. 

"Aparece cercado de pessoas que o sugam, que mentem para se manter ao seu lado. Ele[ Rodrigo] deve se resguardar de próximos a ele — que querem ser ele — disputam posição, sanguessugas. Sua fibra e experiência são guiadas por Exu senhor da comunicação e sua fala tem poder de construir pontes e derrubar muros. Ele tem grande chance de chegar ao topo"

Pai Gilmar Hughes de Oyá

Lula, Bolsonaro e a terceira via

De acordo com Pai Gilmar, o oráculo anuncia que a volta de Lula (PT) à disputa pela Presidência da República, apesar de ainda não oficializada, confirma o nome do petista como eleito.

"Vem forte, mas da mesma forma eu afirmo que também será burlado do bom caminho e isso deve acontecer por conta da disputa de egos, de alianças. Isso pode balancear a campanha. O superego estará em alta fazendo que disputas por poder e posições levem a disputa para o segundo turno"

O baralho cigano de Mãe Simone também revela um caminho parecido que para o ex-presidente Lula. Para ele saiu a carta do Sol, que simboliza objetivo conquistado. Contudo, segundo a previsão, essa vitória vai depender muito de uma união de forças. Além disso, a grande estratégia para o triunfo será planejamento.

Sobre uma possível reeleição de Bolsonaro, as previsões revelaram que o presidente não seguirá adiante na cadeira mais importante do país. Além disso, o surgimento de um novo nome poderá bagunçar ainda mais o já polarizado cenário eleitoral.

"Essa é a premissa do jogo, um nome novo se erguerá em meio as crises dos partidos antigos, das crises de ego, das vivências do povo e da verdade sendo revelada sobre os ataques dos adversários"

Pai Marcos Castilhos aponta que Bolsonaro, apesar da sólida base eleitoral, sofrerá com muitos obstáculos e falhas de comunicação.

"Existe uma lei de ação e reação. Nesse sentido, Exu vai trazer as falas dele voltarem para ele mesmo. Então, isso pode pesar e dificultar essa reeleição. Na minha leitura, há uma maior possibilidade de outros nomes. Um nome novo, ou uma pessoa que já esteve na política e está bastante tempo afastada"

Niterói, São Gonçalo e Maricá

As previões revelam para a importância do aprendizado em busca de progesso em Niterói. Com destaque para a necessidade de abertura do dialogo com a sociedade civil. Em 2022, a cidade servirá de exemplo de acertos, mas também de palco para forasteiros poderosos.

O que esperar de 2022
Os oráculos revelam Niterói como palco de exemplo para 2022. Foto: Arquivo

"Uma cidade que servirá de exemplo nas propagandas, contudo irá então trazer hospedeiros e forasteiros para beber na fonte de suas vantagens, na tentativa de se promover", destaca Pai Gilmar.

Já em São Gonçalo, Mãe Simone atenta discordias e disputas que, segundo as cartas, poderão gerar muitas dificuldades no campo político e socioeconômico do município.

"Vejo um ciclo vicioso de perdas, turbulências e estagnação. Para mudar esse padrão de vibração e energia é preciso encerrar velhos ciclos e agir para que ocorram novos rumos"

Para Maricá, as previsões são otimistas para uma cidade em ascenção, porém em alerta para oportunistas de olho nas vantagens.

"A população pode esperar alianças sérias de progresso e caminhos abertos. Coisas muito boas estão sendo geradas, mas com isso também crescem sentimentos individualistas e guerra por espaço. O futuro reserva mudanças, apesar da prosperidade"

Dicas

O que esperar de 2022
Aos adeptos de rituais, dicas podem trazer boa sorte e saúde no ano vindouro. Foto: Ramon Cirilo

Azul e verde prometem ser as cores mais propícias para o Ano Novo. De acordo com Pai Gilmar, a soma do ano da 6 (riqueza, prosperidade, beleza, comércio, troca). As mesas da ceia podem conter doces artesanais feitos por pessoas que buscam prosperidade. O que trará boas energias para a casa: 'Obara traz as seis cores da vida'.

  • Verde - esperança;
  • Amarelo - dinheiro;
  • Azul : tranquilidade;
  • Lilas: saúde;
  • Rosa: amor;
  • Vermelho: libido e sexo.

"Já se estiver em busca de paz, o branco continua sendo a opção, mas creio que esse ano deveríamos pedir saúde e longevidade. Acredito que a paz podemos construir no decorrer do ano"

Ritual

O tradicional ritual de comer as 12 uvas e pular sete ondas continuam valendo e podem vir juntos com banhos de infusão de ervas: manjericão, levante, macassá, alecrim e moeda de ouro. Isso porque 2021 termina com a presença da lua minguante: a Lua do banimento. A dica é receber 2022 com um banho de ervas para garantir limpeza e equilíbrio.

Para garantir proteção e saúde, Mãe Simone ressalta que na celebração da virada também é possível fazer Tchayo, ou chá cigano:

"O Tchayo deve ser consumido quente ou morno. Use um chá verde como base, pique uma maçã , uma pera, morangos, acrescente um pau de canela, aniz estrelado e um punhado de cravo, adoce com mel ou açúcar mascavo. Quando for beber peça proteção e boa saúde no o ano que se inicia"

Mensagem de fé

Pastor ressalta para o ano do recomeço e do fortalecimento da fé em Deus. Foto: Rede Social

Pastor da Igreja Batista da Lagoinha em Niterói, Felippe Valadão relembra que 2021 foi um ano para colocar em prática a verdade sobre a fé.

"Sempre declaramos que a fé é uma realidade que nos faz andar pelo que cremos, não pelo que vemos. O lema 'ano do recomeço' não poderia ter sido mais propício. Mesmo com medo, recomeçamos, reajustamos e, acima de tudo, avançamos entendendo que o contexto pode mudar, mas a nossa missão continua firme na palavra que Deus liberou sobre nós"

O pastor lembra ainda ser preciso ter fé no futuro que reserva boas novas:

"Por mais que o cenário ao nosso redor não pareça promissor, meu desejo é que você se lembre do que a bíblia diz no verso 5 de salmos 30: O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã"

Pastor Felippe Valadão pediu que os cristãos recebessem essa mensagem como um encorajamento dos Céus sobre 2022.

Dom José Francisco Rezende Dias, Arcebispo Metropolitano de Niterói orienta aos fiéis que receberem 2022 com o coração cheio de amor, esperança, alegria para superar todos os obstáculos.

"Viver com um coração alegre e confiante não tem sido uma tarefa fácil: enfermidades, mortes, desemprego, fome, catástrofes naturais parecem assolar nossa esperança de futuro. O próximo ano já está às portas e nossos pés quase temem 'pisá-lo'. Mas para o cristão, mesmo que seja obscurecido o nosso olhar humano, o impulso do coração nos move e nos faz seguir. Com o coração, Abraão seguiu em busca da terra prometida, com o coração, Davi conduziu o povo de Israel, com o coração a Virgem Maria aceitou ser a mãe de Jesus."

< Aumenta o número de mortes na Bahia em consequência das fortes chuvas Itaboraí está próximo de reativar Colégio Estadual José Soares Júnior <