Padaria
Pão é realmente um vilão da dieta? Especialista responde
O assunto repercutiu após Arthur Aguiar vencer o BBB22
Um dos alimentos mais comuns na mesa do brasileiro, o pão se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nos últimos meses. Isso porque o campeão do BBB22, Arthur Aguiar, que demostrou muito apetite no reality, se jogou na iguaria, esquecendo da dieta imposta por sua esposa, a coach Maíra Cardi. A repercussão e os memes foram tantos que a torcida dele, denominada os 'Pontos de Luz', passou a ser chamada de 'A Padaria'.
O ENFOCO procurou um especialista para esclarecer se o alimento é ou não um vilão para a dieta.
De acordo com a nutricionista Norma Oliveira, o pão só pode ser considerado vilão quando a pessoa tem intolerância aos ingredientes presentes no alimento.
Se a pessoa tiver alguma intolerância, seja a farinha ou a glutén, isso afeta a saúde. Nesse caso, pode ser considerado um vilão, mas fora desse contexto, não
Segundo a profissional, o pão pode ser acompanhado por alimentos como queijo ou ovos, e desde que atenda uma quantidade adequada, seguida de uma rotina, não compromete a dieta. Além disso, o pão possui carboidrato, a fonte primária de energia do corpo.
Quantos pães comer?
Ainda de acordo com norma, em relação ao pão francês, o ideal é comer apenas um por dia.
"Eu indico comer apenas quando tiver muita vontade, mas caso a pessoa sinta muita necessidade de comer pão todo dia, o ideal é que seja apenas um. O alimento pode ser substituído por raízes, cereais, aveias, granola e frutas", finalizou.
A nutricionista comentou ainda que o consumo de pão faz parte de uma questão cultural no Brasil, mas que as pessoas não devem ser refém do alimento, pois o consumo excessivo, este sim, pode gerar um sobrepeso.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!