Brasil & Mundo

Papa Francisco canoniza mártires brasileiros

Durante uma cerimônia no último domingo no Vaticano, o cardeal Angelo Amato, prefeito da congregação para as Causas dos Santos, pediu a canonização de 35 beatos, 30 deles brasileiros, que aguardavam há 15 anos pelo processo.

Entre os nomes canonizados estão os mártires de Cunhaú e Uruaçu, no Rio Grande do Norte, os protomártires do México, considerados os primeiros mártires do continente americano, além do sacerdote espanhol Faustino Míguez, fundador do Instituto Calasanzio, das Filhas da Divina Pastora, e do frade capuchinho italiano Angelo d’Acri.

A beatificação dos brasileiros aconteceu no dia 5 de março de 2000, no Vaticano, e foi presidida pelo papa João Paulo II. Os 30 novos santos foram vítimas de um massacre durante as invasões holandesas em 1645, quando mais de 80 fiéis da Igreja Católica foram mortos. A tragédia teve início quando os holandeses invadiram o Nordeste brasileiro para cobrar as dívidas dos portugueses, que construíram engenhos com dinheiro emprestado pela Holanda.

Entre os novos santos estão os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, além do leigo Mateus Moreira e outros 27 companheiros.

< Outubro Rosa promete agitar Maricá Canções Sem Letras no Teatro Municipal de Niterói <