Recuperação
Para desfazer rumores, Lula aparece caminhando no hospital; vídeo
Presidente deixou a UTI na manhã desta sexta (13)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou, na tarde desta sexta-feira (13), um vídeo em suas redes sociais em que aparece caminhando pelos corredores do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Nas imagens, ele está acompanhado do neurocirurgião Marcos Stavale e da primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja. O presidente exibe um curativo na cabeça e declara estar se recuperando bem.
Na legenda do vídeo, Lula pediu calma à população, afirmando estar "firme e forte". Ele destacou que está se alimentando normalmente e mantendo conversas frequentes.
"Em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando", escreveu. A gravação marca sua primeira aparição desde a cirurgia realizada na madrugada de terça-feira (10).
De acordo com a equipe médica, o presidente deixou a UTI na manhã desta sexta-feira (13), após três dias internado. A previsão é que ele receba alta no início da próxima semana e retorne a Brasília. Durante o período de recuperação, Lula manteve atividades pontuais, como a sanção de atos e conversas com o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, por videochamada.
O boletim médico divulgado nesta sexta-feira informou que o presidente "segue lúcido e orientado". Ele já caminhou pelos corredores do hospital e, na quinta-feira (12), passou por exames adicionais, retirou o dreno intracraniano e recebeu a visita de familiares.
Agradeço por cada oração e palavra de conforto que recebi nos últimos dias. Janjinha me repassou todos os recados. Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte! Andando pelos corredores com Marcos Stavale, o neurocirurgião responsável pelo meu procedimento, conversando… pic.twitter.com/b4mlpy8L07
— Lula (@LulaOficial) December 13, 2024
Procedimento
Lula foi submetido a um procedimento de embolização para prevenir novos sangramentos, o que foi considerado um avanço em sua recuperação.
Lula deu entrada no Hospital Sírio-Libanês na noite de segunda-feira (9), após fortes dores de cabeça. Após exames em Brasília, foi identificada uma hemorragia em um ferimento causado por um acidente doméstico ocorrido em outubro. Diante da gravidade, ele foi transferido para São Paulo, onde passou por cirurgia de emergência para drenar o sangramento.
Apesar de ainda estar sob cuidados especiais e com recomendação de repouso, a recuperação do presidente tem sido considerada positiva pelos médicos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!