Barbaridade

Pastores são condenados por assassinato de adolescente em Salvador

Lucas Terra foi queimado vivo dentro de uma caixa

Pastores Joel Miranda e Fernando Aparecido da Silva
Pastores Joel Miranda e Fernando Aparecido da Silva |  Foto: Reprodução
 

Os pastores Fernando Aparecido da Silva e Joel Miranda foram condenados a 21 anos de prisão cada um pelo assassinato do adolescente Lucas Terra, de 14 anos, ocorrido em 2001, em Salvador. A decisão foi tomada pela maioria do júri nesta quinta-feira (27), após o julgamento que teve início na terça-feira (25).

O homicídio foi considerado com três qualificadoras: motivo torpe (vingança), meio cruel, e sem possibilidade de defesa da vítima. A juíza Andrea Teixeira Lima Sarmento Netto explicou que a pena base por homicídio foi de 18 anos, somados a mais três anos devido à impossibilidade de defesa da vítima.

Lucas Terra, de 14 anos
Lucas Terra, de 14 anos |  Foto: Reprodução
  

Fernando Aparecido e Joel Miranda poderão recorrer em liberdade, já que se apresentaram sem resistência ao júri. Contudo, caso a decisão seja mantida após o trânsito em julgado, a punição será cumprida em regime fechado. O crime de ocultação de cadáver acabou sendo excluído por já fazer 22 anos em que o fato aconteceu.

O caso

Em 2001, Lucas Terra foi morto de forma brutal na Bahia. Os laudos da polícia mostram que a vítima foi queimada viva dentro de uma caixa de madeira. Há também acusações de que o menino foi estuprado antes de ser morto.

Os pastores da igreja em que Lucas frequentava foram acusados de cometer o crime. A motivação do crime seria pelo fato do jovem ter flagrado os suspeitos tendo relações sexuais dentro da igreja e foi morto como vingança. Mas isso não foi comprovado.

Depois de 22 anos, o julgamento desses deles teve início. Durante quatro dias, os jurados vão ouvir testemunhas e decidir se os acusados são culpados ou não. 

< Gabriel Medina encerra jejum e fatura título inédito na Austrália Cão policial rouba a cena ao fazer xixi em mala de passageira <