Lixo Espacial

Peça de foguete que caiu no Paraná é de empresa de Musk

SpaceX já foi acionada para retirar o objeto

Peça está localizada em uma chácara da zona rural do Paraná.
Peça está localizada em uma chácara da zona rural do Paraná. |  Foto: BRAMON
 

A peça de um foguete, que está localizada no solo de uma fazenda em São Mateus do Sul, no Paraná, desde março deste ano, é da empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk. A comprovação foi feita após investigações da Agência Espacial Brasileira (AEB). A informação foi publicada pela Folha de São Paulo.

Até o momento, não houve a retirada do objeto da fazenda. A peça caiu no último dia 16 de março a 100 metros de uma casa onde um casal mora. 

A AEB, que ficou responsável pelo caso, já entrou em contato com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil com o objetivo de pedir à SpaceX a retirada da peça. A empresa já recebeu o comunicado, mas ainda não deu prazo para a remoção do objeto.

Leia+: Peça de foguete intriga moradores de zona rural do Paraná; entenda

Leia+: Musk quer conectar mais de 19 mil escolas no Brasil

Quando a peça caiu na chácara, um grupo de pesquisadores da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) realizou um estudo e classificou que era enorme a possibilidade do objeto ser da empresa de Elon Musk. 

Na época, os especialistas informaram que a cidade de São Mateus do Sul fica abaixo da reentrada do foguete Falcon 9 na atmosfera. A peça tem semelhança com a tubeira do motor do segundo estágio do lançamento. 

Após cumprir sua missão, o foguete permaneceu em órbita da Terra até o dia 8 deste mês, quando reentrou em nossa atmosfera às 4h36 da madrugada, cruzando os céus de Santa Catarina e Paraná. 

Visita 

O homem mais rico do mundo, Elon Musk, esteve no Brasil no último dia 20 para um encontro com o presidente Jair Bolsonaro (PL). A reunião aconteceu em um hotel de luxo na cidade de Porto Feliz, em São Paulo, e decretou o anúncio do projeto Starlink no país. O objetivo é conectar 19 mil escolas em áreas rurais e monitorar a Amazônia.

Ele chegou ao país com o peso da denúncia de ter mostrado o pênis para uma funcionária da SpaceX e pago cerca de US$ 250 mil pelo silêncio da mulher. As informações foram divulgadas pelo site Business Insider. Musk já foi ao Twitter dizer que os ataques contra ele têm motivações políticas.

O bilionário é dono da Tesla, empresa de carros elétricos, da SpaceX, de telecomunicações e atividades aeroespaciais, além de ter comprado a rede social Twitter.

< Resistência, ousadia e fé! Iza lança nova música e videoclipe Obra de Clarice Lispector é adaptada para os palcos <