Acidente
Peritos explicam possíveis causas da queda do avião em SP; veja
Aeronave caiu sobre área residencial em Vinhedo
O avião que caiu na cidade de Vinhedo, em São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9), e matou 62 pessas a bordo já tem prováveis causas de sua queda. Um engenheiro aeronáutico, perito criminal em acidentes aeronáuticos, falou sobre gelo nas asas da aeronave ou desbalanceamento durante o voo.
Em entrevista ao jornal "O Globo", o especialista Celos Faria de Souza disse que "havia previsão de formação de gelo na área do acidente". Ainda de acordo com o perito, que também é diretor da Associação Brasileira de Segurança de Voo (Abravoo), "o gelo pode ter se formado na asa da aeronave, e o sistema de degelo não ter funcionado por alguma razão. Com isso, o avião perdeu sustentação e caiu", completou.
Leia +: Tragédia no voo: veja o momento em que avião cai em São Paulo
Leia +: Avião que caiu não tem sobreviventes, diz prefeitura de Vinhedo
Um outro piloto que voava para Guarulhos disse ainda às torres de comando que havia formação de gelo nas janelas da cabine.
Outra provável causa, segundo Celos, é um desbalanceamento durante o voo, chamado no "Estol", que é uma perda de sustentação da aeronave, ocasionado porque o ar "descola" da asa, deixando de passar pelo "extradorso", parte de cima da asa, de forma a gerar uma depressão, fazendo com que o avião caia "chapado" no chão.
O perito disse que, em sua opinião técnica, "há 95% de chance de ter sido o desbalanceamento".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!