8 de janeiro

PF faz operação para identificar financiadores de atos golpistas

Vigésima oitava fase da Lesa Pátria cumpre 27 mandados

Os alvos são empresários que atuaram tanto no financiamento dos atos em Brasília quanto no bloqueio de estradas
Os alvos são empresários que atuaram tanto no financiamento dos atos em Brasília quanto no bloqueio de estradas |  Foto: Policia Federal / Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (20), nova etapa da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que “financiaram e fomentaram” os atos golpistas de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes em Brasília foram invadidas e depredadas.

De acordo com a PF, a nova fase da operação cumpre 15 mandados de busca e apreensão e 12 de busca pessoal em Goiás (4), Mato Grosso do Sul (4) e Santa Catarina (19).

Os alvos são empresários de SC que atuaram tanto no financiamento dos atos em Brasília quanto no bloqueio de estradas.

Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados, uma vez que as estimativas dos danos causados ao patrimônio público podem chegar a R$ 40 milhões.

“Os fatos investigados constituem, em tese, crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, informou a PF.

Agência Brasil

< 'Acho brega', dispara ex-BBB sobre uso de aliança com Viih Tube De olho na liderança, Flamengo e Bahia jogam no Maracanã <