Brasil & Mundo

Plano nacional de imunização contra a Covid-19 começa no dia 20

Publicada às 16h05 - Em atualização...

Eduardo Pazuello confirmou início de distribuição das vacinas. Fotos: José Dias/PR

O ministro da saúde Eduardo Pazuello confirmou neste domingo (17) o início do plano nacional de imunização contra a Covid-19 para a próxima quarta-feira (20). O anúncio foi feito em entrevista coletiva realizada no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), no Rio de Janeiro.

O planejamento engloba o processo de distribuição das doses, que começa nesta segunda-feira (18) às 7h para os estados. Na terça-feira (19), os estados fazem a distribuição para seus respectivos municípios. Concluído este processo, a vacinação tem previsão de início em todo o Brasil na próxima quarta-feira, às 10h.

Pazuello afirmou que o plano nacional, coordenado pelo Ministério da Saúde, terá alcance de até um milhão de pessoas por dia. O governo pretende distribuir 6 milhões de doses da Coronavac nesta primeira etapa do Plano Nacional de Imunização.

No início da tarde deste domingo, a Anvisa liberou por unanimidade o uso emergencial da CoronaVac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e a AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fiocruz.

Niterói

A Prefeitura de Niterói sinalizou, em suas redes sociais, que a cidade está preparada para iniciar a vacinação.

Na primeira fase, serão vacinados os profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos abrigados em casas de repouso. Os demais grupos obedecerão as etapas definidas pelo Governo Federal. Por enquanto, o número de doses ainda não foi divulgado.

< MC Livinho publica vídeos de suposta perseguição e desaparece Manhã de trânsito lento em Niterói e São Gonçalo <