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Planos de saúde lideram reclamações de consumidores

Os planos de saúde respondem por mais de 23% das reclamações dos consumidores no atendimento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. O levantamento divulgado nesta segunda (12) pelo Idec (12) aponta que os contatos relacionados as operadoras de saúde somaram 23,4% do total em 2017. É o terceiro ano consecutivo que o setor lidera as queixas.

O reajuste abusivo é o principal motivo das reclamações, seguido pelas negativas de cobertura e pela falta de informações sobre os planos. No ano passado, o Idec recebeu um total de 3,8 mil chamados com reclamações e dúvidas.

Em segundo lugar no ranking das reclamações ficaram as queixas relativas à compra de produtos, com 17,8%. O setor ultrapassou o ramo dos serviços financeiros, que ficou em terceiro no levantamento deste ano, com 16,7%. A maior parte trata-se de problemas com cartão de crédito, conta corrente e crédito pessoal. Em relação à compra de produtos, a maior parte das reclamações tinha a ver com defeitos e descumprimento nas ofertas.

Os serviços de telecomunicações, incluindo telefonia móvel e fixa e TV por assinatura, ficaram como o quarto mais questionado nos contatos com o Idec. Do total, 15,8% das ligações foram motivadas pela relação com essas empresas. A TV por assinatura é a maior fonte de reclamações, seguida pelos problemas com telefonia e internet.

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