Brasil & Mundo
Praça que deveria ser sinônimo de orgulho está abandonada
A praça dos Ex-combatentes, localizada no bairro Patronato, em São Gonçalo, foi fundada em 24 de outubro de 1970 em homenagem aos soldados gonçalenses que lutaram na Segunda Guerra Mundial. O local possui um obelisco, um mastro central para quatro bandeiras, mapa do Brasil e brasões oficiais, um tanque, uma hélice e munições de guerra, além de bancos e mesinhas, típicos de toda praça. Porém, a situação atual é de total abandono.
A praça está toda pichada e tem muito lixo espalhado. Frequentadores afirmam que todos os dias alguém é assaltado ali, fora a presença constante de usuários de drogas dia e noite.
Maria de Fátima, vendedora ambulante, diz que só fica na praça no máximo até o meio dia porque tem medo dos roubos frequentes que acontecem no local. Ela conta também que é o marido que varre a parte da praça onde ela fica vendendo balas e biscoitos. A manutenção, que deveria ser feita pela prefeitura de São Gonçalo, não existe e se ninguém limpar, a sujeira toma conta de tudo.
Em frente à praça há o colégio estadual Walter Orlandini. Estudantes relatam que todos os dias tem assaltos e brigas na localidade. O medo de permanecer ali é grande, mas eles são obrigados, já que o ponto de ônibus fica exatamente em frente ao local.
A prefeitura de São Gonçalo informou, em nota, que a secretaria municipal de Segurança Pública tem reforçado o patrulhamento e já estuda projeto para instalação de câmeras de monitoramento na praça. A secretaria ainda ressalta que é necessário apoio da Polícia Militar no patrulhamento do espaço.
Participe do Plantão Enfoco enviando sugestões ou reclamações sobre sua rua, bairro ou região, para o nosso email: [email protected] ou pelo nosso WhatsApp: (21) 96927-3443.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!