Brasil & Mundo
Prefeitura assina protocolo para gerar empregos em Porto de Ponta Negra
O Cine Teatro Henfil foi o local escolhido para a assinatura de um Protocolo de Intenções entre a prefeitura de Maricá e a empresa DTA Engenharia, responsável pelas futuras instalações do Terminal Portuário de Ponta Negra. O Prefeito Fabiano Horta leu o documento publicamente, citando a criação de condições e financiamento à capacitação da população maricaense.
“A partir da possibilidade concreta de licença de instalação emitida, nós vamos, em conjunto com a DTA, criar um fundo que vai ser financiador da capacitação dos trabalhadores e dos jovens da nossa cidade, para que eles tenham protagonismo e primazia na dimensão de ocupação dos espaços e dos empregos que o Porto vai gerar”, declarou Horta.
A Prefeitura também criará uma Central de Cadastramento de Mão de Obra, um Fundo de Qualificação Profissional e um “FIES” da Capacitação Profissional, pontos centrais do contrato formalizado. “Queremos cadastrar os cidadãos interessados em ser encaminhados para a empresa, e saber que a empresa se compromete em priorizar a contratação desta mão de obra local”, afirmou o secretário de Indústria e Portuária de Maricá, Igor Sardinha. “Utilizaremos um fundo de recursos municipais e privados para que se consiga avançar na capacitação profissional necessária para o acesso a esses empregos. E vamos implantar também uma espécie de Fundo de Financiamento Estudantil, para possibilitar a realização de cursos que eventualmente não possam ser ofertados no nosso município”, explicou o secretário.
Entre os cargos disponíveis estão: engenheiro chefe de obra; encarregados; mestres de obra; operadores de máquinas; operadores de central de concreto; operadores de central de asfalto; garçons; cozinheiros; motoristas; operadores de pedreira; assistentes sociais; psicólogos, entre outros.
“Este projeto é um investimento de bilhões, com geração de milhares de empregos. Ao todo, 52 profissões estarão alocadas durante a fase de obras, gerando cerca de três mil empregos diretos”, afirmou o presidente da DTA Engenharia, João Acácio Gomes de Oliveira Neto. Segundo ele, Maricá possui condições naturais para a recepção de navios de grande porte. “O Terminal de Ponta Negra poderá operar com calado de 27 metros, que poderá atender navios de 500 mil toneladas, sendo esses grandes graneleiros de petróleo e grandes navios de contêineres que atualmente não vem para o Brasil, por não termos porto para recebê-los”, finalizou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!