Diplomacia

Presidente de Portugal comenta 'bolo' de Bolsonaro

O compromisso aconteceria na próxima segunda-feira (4)

Rebelo tem 73 anos
Rebelo tem 73 anos |  Foto: Reprodução
 

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, se posicionou após o presidente Jair Bolsonaro (PL) desmarcar um almoço entre os dois. Ele não mostrou grande insatisfação com o ocorrido.

"Quem convida pra almoçar é que decide se quer almoçar ou não. Se o presidente da República Federativa do Brasil entende que não pode, não quer, não é oportuno, que não entra na sua programação. Eu respeito quem convida deixar de convidar pelas razões que queira, por inoportunidade política, pessoal", disse.

De acordo com a CNN, Bolsonaro desmarcou o compromisso com Marcelo porque este também irá se encontrar com o ex-presidente Lula. O português, por outro lado, preferiu atribuir a decisão à políticas internacionais. 

"Eu entendo que há questões políticas. Portugal é aliado da Ucrânia, Brasil não. Agora o almoço é uma questão que não constava no primeiro programa da ida ao Brasil. É possível o almoço, tudo bem. (Se) Não é possível, ninguém morre", amenizou.

Rebelo chega ao Brasil neste domingo (3) e irá comparecer à Bienal do Livro, em São Paulo.

< Niterói decreta luto de três dias por morte de empresário Desafios marcam rodada do fim de semana dos times cariocas; confira <