Skip to content

Brasil & Mundo

Presidente do PSL na mira da Polícia Federal

Redação | Publicado em:

Imagem não disponível


PSL
O presidente e deputado Luciano Bivar Foto: Agência Brasil/ Marcelo Camargo





O presidente e deputado federal Luciano Bivar (PE), do Partido Social Liberal (PSL) é um dos alvos da Operação Guinhol, deflagrada hoje (15) pela Polícia Federal (PF).



Mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), estão sendo cumpridos em endereços residenciais e comerciais do parlamentar, como sua casa em Jaboatão dos Guararapes (PE).



De acordo com a Polícia Federal, o objetivo é buscar provas que possam ajudar na investigação de supostos crimes eleitorais praticados por integrantes do PSL.



A suspeita é que os investigados teriam “ocultado/disfarçado/omitido movimentações de recursos financeiros oriundos do Fundo Partidário, especialmente os destinados às candidaturas de mulheres, após verificação preliminar de informações que foram fartamente difundidas pelos órgãos de imprensa nacional”.



Bivar ainda não se manifestou sobre a ação policial. Seu advogado, Ademar Rigueira, divulgou nota em que afirma que a operação está “fora de contexto”.



Na nota, Rigueira acrescenta que o inquérito que investiga as suspeitas de uso indevido dos recursos do Fundo Partidário já se estende há dez meses, sem que, segundo ele, as autoridades tenham encontrado indícios de fraude no processo eleitoral.



“A busca e apreensão de documentos é uma inversão da lógica da investigação, vista com muita estranheza pelo escritório [de defesa], principalmente por se vivenciar um momento de turbulência política”, diz ainda Rigueira, na nota.



A Operação Guinhol, recebeu esse nome fazendo referência a um marionete, personagem do teatro de fantoches criado no século 19, diante da possibilidade de candidatas terem sido utilizadas exclusivamente para movimentar transações financeiras escusas.



Procurado, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco não se manifestou por se tratar de inquérito que corre em segredo de justiça.




Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Justiça bloqueia mais de R$ 320 milhões ligados ao CV em esquema ilegal do gás de cozinha
Segurança Pública

Justiça bloqueia mais de R$ 320 milhões ligados ao CV em esquema ilegal do gás de cozinha

Jogo de tarot nas eleições do Brasil
Rachel Mandalov - Conexões Místicas

Futuro do Brasil: o que dizem as cartas sobre as novas relações entre os Poderes

Explosão em siderúrgica assusta moradores no Sul Fluminense
Interior

Explosão em siderúrgica assusta moradores no Sul Fluminense; vídeo

HUAP da UFF celebra primeira doação de idoso acima de 70 anos
Saúde & Bem-Estar

Hospital Antônio Pedro recebe primeira doação de pessoa idosa acima dos 70 anos