Agenda

Presidente Lula confirma ida a velório de Pelé

Petista viaja nesta terça-feira (3) para Santos

Enterro teve início na manhã desta segunda, na Vila Belmiro
Enterro teve início na manhã desta segunda, na Vila Belmiro |  Foto: Ricardo Stuckert
 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja, nesta terça-feira (2), para Santos, em São Paulo, para comparecer ao velório de Pelé. A informação foi confirmada pela assessoria de Lula nesta segunda à tarde.

"O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, prestará seu respeito e homenagem a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, e solidariedade para sua família na manhã de terça-feira, dia 3 de janeiro, às 9h, na cidade de Santos, em São Paulo", disse comunicado. 

Pelé morreu no dia 29 de dezembro, em decorrência de insuficiência renal, insuficiência cardíaca, broncopneumonia e adenocarcinoma de cólon. O Rei do futebol brasileiro estava internado no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, desde o fim do mês de novembro, devido a complicações de um câncer no cólon.

O enterro teve início na manhã desta segunda, na Vila Belmiro, estádio do Santos, time pelo qual o ex-jogador atuou pela maior parte da sua carreira. O corpo do craque deixou o hospital e foi escoltado pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar até o estádio. 

Depois do velório, o corpo de Pelé será levado pelas ruas de Santos em um cortejo, passando, inclusive, pela rua onde mora dona Celeste, a mãe do ex-craque e que tem 100 anos. 

Ao final, o corpo será sepultado em uma cerimônia privada no cemitério vertical Memorial Necrópole Ecumênica. O corpo será enterrado no nono andar do prédio. O local tem vista para a Vila Belmiro. 

Além de familiares de Pelé, figuras importantes já marcaram presença na solenidade. São os casos do presidente da Fifa, Gianni Infantino, do mandatário da Conmebol, Alejandro Dominguez, do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, do ministro do STF, Gilmar Mendes, do novo governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, entre outros.  

< 'Irresponsabilidade e incoerência', diz Luana Piovani sobre Scooby Homem morre após ser esfaqueado por esposa em São Gonçalo <