Repatriação

Primeiro avião de resgate parte de Israel trazendo 211 brasileiros

Grupo da Lagoinha, de Niterói, espera voo comercial no aeroporto

Grupo cristão da Lagoinha, em Niterói, também se prepara para embarcar
Grupo cristão da Lagoinha, em Niterói, também se prepara para embarcar |  Foto: Divulgação

O primeiro dos seis aviões que o governo federal mobilizou para resgatar brasileiros do confronto entre Israel e o grupo Hamas, no Oriente Médio, partiu de Tel Aviv pouco depois das 14h (horário de Brasília) desta terça-feira (10), levando a bordo 211 passageiros. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave voará direto para Brasília, onde deve pousar na Base Aérea às 4h de quarta (11).

Até a manhã de segunda (9), cerca de 2,2 mil brasileiros já tinham contatado a embaixada brasileira em Tel Aviv, em busca de ajuda para deixar Israel. Segundo o Itamaraty, a maioria deles é formada por turistas que visitavam Tel Aviv e Jerusalém quando, no último sábado (7), o grupo Hamas, que governa a Faixa de Gaza, deflagrou o ataque contra o território israelense.

Leia +: Governo pretende retirar 900 brasileiros de Israel até sábado

Leia +: Líder da Lagoinha, em Niterói, confirma volta ao Brasil; vídeo

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, em torno de 14 mil brasileiros vivem em Israel e outros 6 mil na Palestina. Além disso, muitos turistas visitam a região, seja para conhecer locais considerados sagrados, seja para participar de eventos. Neste primeiro momento, o Itamaraty priorizou o traslado de cidadãos que residem no Brasil e visitavam a região do conflito sem ter passagem de volta para o Brasil. 

Os líderes da Lagoinha, em Niterói, que estão na região de Jerusalém, em Israel, também se preparam para voltar ao Brasil. O pastor Felippe Valadão publicou, na tarde desta terça, nas suas redes sociais, imagens que mostram ele, a família e os outros mais de 100 fiéis da denominação, no aeroporto, esperando para embarcar na aeronave da Emirates. 

Com Agência Brasil

< Família confirma morte de jovem carioca vítima de ataque em Israel Reclamação: Vasco envia ofício à CBF sobre jogo contra o São Paulo <