Histórico
Primeiro foguete é lançado no Brasil
Projeto faz parte de parceria entre brasileiros e sul-coreanos

Acontece nesta tarde de sexta-feira (19) o lançamento do primeiro foguete comercial lançado no Brasil, o Hanbit-Nano, em Alcântara, no Maranhão. O evento é um marco histórico para o país e faz parte de uma parceria nacional com a empresa sul-coreana Innospace.
O lançamento estava previsto, inicialmente, para acontecer na última quarta-feira (17), mas acabou sendo adiada por uma anomalia detectada no sistema de refrigeração do veículo.
A coifa, localizada na parte superior do veículo de lançamento, abriga oito cargas úteis: cinco pequenos satélites que serão colocados em órbita e três dispositivos experimentais desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB, na decolagem de hoje, caso algum imprevisto aconteça, o voo será interrompido e a situação será contida.
O foguete espacial conta com 21,8 metros de comprimento, 1,4 metros de diâmetro, e 20 toneladas, com a missão de levar satélites para a órbita baixa da Terra (LEO), a uma altitude de cerca de 300 quilômetros e 40 graus de inclinação.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




