Deu ruim

Professora é demitida após vídeo polêmico com crianças em Portugal

Docente pediu percepção dos alunos sobre o Brasil

Professora brasileira foi demitida após pais de alunos não gostarem do vídeo
Professora brasileira foi demitida após pais de alunos não gostarem do vídeo |  Foto: Reprodução/TikTok

A professora e tiktoker brasileira Fernanda Nunes, que atualmente mora em Portugal, viralizou na última semana após publicar um vídeo no TikTok, junto de seus alunos portugueses do ensino infantil, perguntando o que eles sabem sobre o Brasil. 

Após a grande repercussão do vídeo, ela foi demitida da instituição onde trabalhava, devido às reclamações dos pais. Pelas redes sociais, ela se desculpou com os responsáveis pelas crianças, que reclamaram sobre o post.

@fevnunes

Nota de esclarecimento! Por favor, assistam completo.

♬ som original - Fernanda Nunes

“Embora eu tenha preservado a imagem de todas, tenha preservado o nome da escola, não tenha mostrado nada além do meu rosto, muitas pessoas se ofenderam com meu vídeo (...) Eu amo dar aula, amo aquelas crianças e amo o quanto elas são criativas, as respostas que eles me dão para tantas coisas. E eles são muito curiosos em questão ao que vem de outro país, gostam de conversar sobre o que tem no Brasil. Um belo dia decidi gravar isso e tomou a proporção que tomou, que eu não esperava”, comentou ela na postagem na plataforma.

No vídeo do TikTok (que já foi excluído da plataforma), a professora pergunta na sala de aula: "Quem é que sabe alguma coisa do Brasil?", o post rendeu respostas curiosas dos alunos.

“Há muitos ladrões”, começa dizendo um dos alunos. "Um jogador que chama-se Neymar", diz um segundo. A resposta que mais surpreende a todos é de uma terceira estudante que afirmou que no Brasil tem muitos “pobres”. A declaração, apesar de arrancar risadas, deixou a professora assustada.

O vídeo segue com outra estudante dizendo que no país faz “muito calor”. "Youtubers", "praia", "se há praias, deve haver muitos pombos" e "paçoca" alguns deles afirmam. Um outro aluno ainda afirmou que no Brasil, existe um monstro da espécie, “Ragwag”, chamado “huggy wuggy”, o que na verdade, se trata de um personagem de um jogo de videogame.

Em seu vídeo de pedidos de desculpas no Instagram, Fernanda disse que a escola pediu para que ela não retornasse à instituição, em função da reação dos pais por conta do vídeo, ela lamentou não ter conseguido se despedir dos alunos.

“Eu não consegui ir para a escola, não consegui ver eles, mas tudo bem. Eu vou respeitar a decisão da escola e dos pais. Eu só vim para pedir desculpas mesmo e avisar que vou tirar os vídeos do ar. A minha intenção não foi ofender ninguém nem criar uma guerra política. São crianças, que eu acho extremamente criativas. Vivi coisas maravilhosas na escola com as crianças e quis compartilhar isso. Tomou uma proporção gigantesca que eu não esperava. Juro que não queria ofender ninguém”, afirmou Fernanda emocionada. 

Na última quarta-feira (14), Fernanda fez outro vídeo onde as crianças tinham que responder a chamada com “uma coisa que há no Brasil”. As respostas variaram entre “assassinos”, “palavras que não se usam em português de Portugal” e até mesmo um trecho da música  "Parado no Bailão", dos funkeiros MC L Da Vinte e MC Gury. O vídeo também foi apagado.

< Corpo de homem é encontrado em praia da Região dos Lagos Atacante assina rescisão com Fla e se despede: 'Seguir minha vida' <