Brasil & Mundo
Programa agropecuário ajuda produtores durante pandemia
Este será um Dia Mundial da Agricultura diferente. Após um ano inteiro de pandemia, o setor é um dos mais afetados pela crise econômica. Celebrada neste sábado (20), a data marca também o comprometimento da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento com o produtor rural fluminense.
Através de projetos que visam à qualidade e investimento da produção e de financiamentos do ‘Agrofundo’, o Governo do Estado tem apoiado a atividade econômica no campo.
"Contamos com o Agrofundo, um programa de fomento agropecuário e tecnológico operacionalizado pela Emater-Rio. Através dele, concedemos financiamentos a juros baixos a produtores rurais, através de diversas linhas. Esse projeto possui um papel fundamental na motivação e manutenção de produtores nas suas propriedades" afirmou o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.
Até o momento, 205 produtores em 42 municípios do estado já foram beneficiados, totalizando R$ 3.514.157,62 de créditos concedidos. E no período da pandemia, foi lançado o Agrofundo emergencial, voltado somente para os produtores de flores. Sem eventos e festas, muitos não tiveram para onde escoar a produção. Desde então, já foram financiados cerca de R$1,2 milhão para 125 produtores de 18 municípios fluminenses.
Geração de emprego e renda
Setor de grande importância estratégica no desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro, a agricultura representa papel importante na geração de emprego e renda, além de ser a responsável por colocar o alimento na mesa das pessoas. Com intuito de alavancar a produção, programas de incentivo à agricultura têm ajudado famílias inteiras a aumentar a renda e a garantir uma produção sem desperdícios.
Entre as linhas existentes no Agrofundo, outra vem se destacando, a ‘Frutificar’. Ativa desde 2000, ela vem avançando e trazendo ótimos resultados. Os produtores têm acesso à linha de crédito específica para financiamento de projetos de fruticultura e novas tecnologias de produção, além de apoio técnico. Para o gerente do programa, Denilson Caetano, as produções estão em uma crescente.
"Após a implantação do programa, as áreas estão em crescimento e os produtores mostraram um excelente resultado, além da excelência na qualidade do seu produto" ressaltou o gerente do Frutificar.
Mesmo com todas as dificuldades no período de pandemia, a pasta atuou fortemente no setor de fruticultura.
"Continuamos com o trabalho de atendimento aos produtores. Auxiliamos alguns projetos de morango em Nova Friburgo e agora temos mais projetos em andamento para implantação de citrus nos municípios de Aperibé e Itaocara" complementou Denilson.
Saiba como solicitar
O produtor rural que deseja solicitar um empréstimo pode entrar em contato através dos escritórios locais da Emater ou através do e-mail: [email protected]. Neste link é possível ver os endereços dos escritórios locais.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!