Skip to content

Brasil & Mundo

Proteção Animal em Niterói

Redação | Publicado em:

Imagem não disponível

Na manhã desta quinta-feira (21) aconteceu a abertura do I Encontro Estadual de Políticas Públicas de Proteção Animal, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói. Com o objetivo de discutir ideias e criar uma rede unificada para apoiar questões da proteção animal no estado do Rio de Janeiro, vários municípios estavam presentes com representantes e ativistas da área.

Proteção Animal 13

O encontro contou com a presença da deputada estadual Marcia Jeovani que disse que a luta pelos direitos dos animais é uma causa nobre e que todos precisam ter responsabilidade. Ela explicou ainda que quando é questionada por pessoas que falam: “E a saúde? Tanta gente morrendo e a senhora vai se preocupar com bicho? Mas eu rebato: mas e os animais largados na rua? Eles podem trazer doença. A gente tem que se preocupar com tudo”, enfatiza a deputada.

Um dos palestrantes do dia, o advogado e responsável pela Coordenadoria Especial de Direito dos Animais, Daniel Marques, explicou que o debate é fundamental para mostrar a importância da criação de leis que respaldam as ações de proteção animal. Ativista desde os 15 anos, o ex-vereador e ex-secretário do Meio Ambiente de Niterói explicou que as leis precisam ter caráter pedagógico e punitivo para as pessoas entenderem que se maltratarem ou abandonarem animais, elas responderão seriamente.

Axel Grael também esteve presente e disse que é um grande motivo de orgulho Niterói sediar esse encontro, que é de grande relevância. “Temos uma obrigação ética de cuidar do bem-estar dos animais. Somos nós que criamos a maioria dos problemas relacionados a eles, então nós que precisamos resolver”, declara o secretário executivo da prefeitura.

Muitos brasileiros são apaixonados pelos seus animais de estimação, alguns consideram até parte da família. “Elas são minhas filhas, minhas companheiras”, relata a aposentada Neide Silva, de 66 anos, sobre sua cachorrinha da raça poodle e suas duas gatinhas que foram resgatadas da rua.

Mas há muitos casos de quem maltrata e abandona, e é sobre essas pessoas que o médico veterinário Hélio Pradera, da Secretaria de Bem Estar Animal do Rio de Janeiro, diz que as ações devem ser focadas “As leis precisam ser mais rígidas em relação à punição”.

O encontro segue nesta sexta-feira (22) com mais debates e palestras, além de uma visita ao Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), que fica localizado no bairro do Fonseca, em Niterói.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

São Gonçalo prorroga atendimento de carreta de tomografia até sábado (31)
São Gonçalo

São Gonçalo prorroga atendimento de carreta de tomografia até sábado (31)

Entregadores de apps ganham pontos de apoio obrigatórios no Rio; saiba onde
Rio

Entregadores de apps terão pontos de apoio obrigatórios no Rio

Celso Freitas saí do SBT e anuncia aposentadoria da televisão
Entretenimento

Celso Freitas anuncia fim de carreira na TV após 56 anos

Detran-RJ dá fim à greve e retorna funcionamento dos postos de atendimento
Rio

Detran-RJ volta a funcionar após greve e libera motoristas de multa por atraso