Guerra
Putin promete retaliação se Ucrânia usar bombas enviadas pelos EUA
Armamento tem alto poder destrutivo em ampla área
O presidente russo Vladimir Putin afirmou que a Rússia possui um "estoque suficiente" de bombas de fragmentação e está disposta a utilizá-las caso a Ucrânia faça uso desse armamento enviado pelos Estados Unidos.
Em uma entrevista à TV estatal, trechos divulgados neste domingo (16), Putin declarou: "Claro, se elas forem usadas contra nós, nos reservamos o direito de tomar medidas recíprocas."
As bombas de fragmentação são conhecidas por sua capacidade destrutiva, pois além da explosão inicial, dispersam projéteis em alta velocidade em todas as direções, causando mortes e ferimentos graves em uma ampla área. Essas armas são proibidas em mais de 100 países devido ao seu impacto indiscriminado.
No início de julho, os Estados Unidos confirmou o envio de milhares de bombas de fragmentação para a Ucrânia. As autoridades em Kiev afirmaram que pretendem utilizá-las apenas para desalojar concentrações de soldados inimigos.
Atualmente, ambos os lados do conflito já estão usando bombas de fragmentação, porém, há preocupações de que o acesso em larga escala a esse tipo de munição possa afetar civis e aumentar ainda mais a devastação na região.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!