Covid-19
Queiroga desmente casos confirmados de nova cepa no Brasil
Ministro da Saúde disse que casos estão sendo investigados
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, voltou atrás e negou casos confirmados da variante Deltacron no Brasil, esclarecendo que as circunstâncias ainda estão sendo investigadas pela Fiocruz. O anúncio foi feito pelas redes sociais do ministro na noite desta terça-feira (15).
O comunicado da chegada da nova variante no Brasil havia sido feito por Queiroga mais cedo, quando o ministro confirmou dois casos na região Norte do país. No entanto, ao voltar atrás, ele informou que o sequenciamento total do vírus deve ser finalizado nos próximos dias pelo laboratório de referência nacional da Fiocruz.
De qualquer forma, não há motivos para preocupação. A OMS classificou a Deltacron apenas como variante para monitoramento (Vum) e não a considerou como variante de interesse ou preocupação, como foi o caso da Ômicron e da Delta, por exemplo
A nova variante combina características genéticas da Ômicron e da Delta e vem sendo monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde o início do mês, quando os primeiros casos foram identificados na França.
De acordo com o Ministério da Saúde, entre a tarde de domingo (13) e o fim da tarde de segunda-feira (14), foram confirmados 11.287 novos casos de covid-19 no país, e 171 mortes em decorrência da doença. Muitas cidades já flexibilizaram as medidas restritivas contra a Covid-19.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!