Brasil & Mundo

Queiroga diz que não há casos de nova variante no Brasil

Imagem ilustrativa da imagem Queiroga diz que não há casos de nova variante no Brasil
Pasta informou que está 'constante vigilância e analisa, de forma conjunta com vários órgãos do governo federal, as medidas a serem tomadas'. Foto: MS

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (26) que não foi identificado nenhum caso da variante B1.1.529 do novo coronavírus no Brasil. “A pasta está em constante vigilância e analisa, de forma conjunta com vários órgãos do governo federal, as medidas a serem tomadas”, acrescentou, por meio de nota.

Ainda de acordo com o comunicado, o governo brasileiro solicitou à Organização Mundial da Saúde (OMS) mais informações sobre a nova variante. “Além disso, o ministério já enviou um comunicado de risco à Rede de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública no Sistema Único de Saúde a estarem alertas para qualquer mudança no cenário epidemiológico”.

Omicron

Mais cedo, a OMS informou que batizou a variante identificada no continente africano como Omicron e classificou a cepa como uma Variante de Preocupação. De acordo com a entidade, a decisão foi tomada por conta da grande quantidade de mutações apresentada pela variante, sendo que algumas delas apresentam “características preocupantes”.

A classificação, segundo a OMS, exige importantes ações por parte dos governos, como o compartilhamento de sequências de genoma; a comunicação de casos e mutações; e a realização de investigações de campo e de análises laboratoriais para melhor compreender os impactos, a epidemiologia, a severidade e a efetividade de medidas de saúde pública.

Fronteira

À noite, o chefe da Casa Civil Ciro Nogueira informou, via redes sociais, que o Brasil vai fechar as fronteiras de seis países da África como medida de resguardar os brasileiros possíveis casos da variante Ômicron. Uma portaria deve ser redigida neste sábado (27) e começará a valer a partir da próxima segunda (29).

A adesão foi assinada em conjunto pelos Ministérios da Saúde, Justiça, e Infraestrutura e vai valer para os países África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

Agência Brasil

Logo Enfoco

Enfoco

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< STF manda derrubar a decisão de bloqueio de bens de Lula Força-tarefa em Niterói reforça segurança no período das festas de fim de ano <