Decisão
Reino Unido define primeiro-ministro após renúncia de Liz Truss
Líder assume o posto após três renúncias consecutivas
O Reino Unido definiu nesta segunda-feira (24) que o novo primeiro-ministro será Rishi Sunak. A confirmação foi dada após sua única concorrente, Penny Mordaunt, ter desistido da disputa.
Quem ocupava o cargo era Liz Truss, mas ela renunciou ao posto nesta última quinta-feira (20), abrindo uma vaga para os concorrentes. Ela estava no cargo há 45 dias.
Ex-ministro das Finanças assume depois de três renúncias
Agora, para oficializar a posição, Sunak precisa ser convidado pelo Rei Charles III, em um procedimento formal. Ele já dialogou com alguns parlamentares e definiu como prioridade de governo uma estabilidade na economia, já que o país registra um aumento na inflação.
Truss aproveitou o momento para parabenizar o novo primeiro-ministro, em um post publicado no seu perfil do Twitter, afirmando que o governo terá seu total apoio.
Boris Johnson era um nome fortemente cotado para tomar posse, mas ele admitiu que não seria capaz de manter unido o partido após um cenário turbulento na política britânica.
O novo chefe de governo britânico é ex-ministro das Finanças e tem 42 anos. Ele assume os desafios do país após os três antigos colegas de cargo renunciarem.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!