Defesa
Rodrigo Faro diz que foi vítima de esquema de corrupção na Itália
O apresentador comentou sobre o caso nas redes sociais
O apresentador Rodrigo Faro negou as acusações de envolvimento em um escândalo de corrupção revelado pela Polícia Metropolitana de Nápoles, na Itália, nesta segunda-feira (27). Segundo a imprensa italiana, Faro e sua esposa, Vera Viel, são suspeitos de tentar obter cidadania italiana de forma ilegal, em um esquema que incluiu pelo menos outras seis pessoas.
Em uma publicação nas redes sociais, o apresentador se pronunciou sobre as acusações. Faro negou qualquer participação no esquema de corrupção e afirmou ter sido vítima do mesmo.
“As matérias repercutidas na imprensa brasileira deixam claro que Rodrigo e sua esposa foram citados como beneficiários do esquema, ou seja, foram vítimas desse escritório e de sua equipe, uma vez que contrataram o serviço de uma empresa supostamente legal, idônea e que seguia os procedimentos de acordo com as leis italianas. Prova disso é que o processo foi aprovado e os passaportes foram emitidos”, afirmou.
A equipe de Faro detalhou o processo pelo qual ele iniciou a busca pela cidadania italiana em 2021, através de um escritório indicado por um amigo. Segundo sua defesa, todos os documentos necessários foram fornecidos e o processo foi aprovado, resultando na concessão dos passaportes para ele e sua família.
Diante da situação, o comunicado afirma que Rodrigo Faro já tomou as medidas judiciais cabíveis no Brasil, “para que todo esse mal-entendido seja resolvido e para que os devidos responsáveis por esse suposto esquema de corrupção sejam devidamente punidos”.
A investigação
Durante a operação, batizada de "Carioca", seis homens foram presos nas primeiras horas desta segunda-feira (27), incluindo dois brasileiros e quatro agentes policiais, funcionários municipais e outros colaboradores da administração de Villaricca.
Todos enfrentam acusações de associação criminosa, corrupção e falsificação de documentos públicos, conforme apontado pelo Ministério Público de Nápoles Norte.
Entre os nomes destacados pela imprensa italiana está o conhecido apresentador brasileiro Rodrigo Faro e sua esposa, Vera Viel. Segundo informações da "RAI News", Faro teria sido implicado em um esquema destinado a subverter o processo legal de reconhecimento de residência em Villaricca e na obtenção da cidadania italiana por pessoas sem direito a ela.
Além de Faro e Viel, foram mencionados na investigação o jogador de futebol brasileiro Bruno Duarte, do time português Farense, e outros empresários do Brasil. Lucia Rea, comandante da Polícia Metropolitana de Nápoles, destacou a estranheza do elevado número de personalidades brasileiras buscando cidadania italiana através de Villaricca, sem nunca terem visitado o município italiano.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!