Fique de olho!
Saiba como observar asteroide que passará próximo à Terra no sábado
Fenômeno será visível nas primeiras horas do amanhecer
O asteroide 2024 MK fará uma passagem próxima à Terra neste sábado (29). Apesar da proximidade, cientistas garantem que não há risco de colisão. O asteroide, com diâmetro estimado entre 120 e 260 metros, estará visível no céu noturno com o auxílio de telescópios ou binóculos.
O ponto mais próximo da trajetória do 2024 MK ocorrerá às 10h45, quando estará a apenas 290 mil km da Terra, menos que a distância até a Lua (384,4 mil km). No entanto, este momento não será visível no Brasil. O melhor horário para observar o asteroide será entre 5h e 6h, pouco antes do amanhecer, quando estará próximo à linha do horizonte na direção oeste.
Observação e preocupações
Embora difícil de ver a olho nu, um telescópio ou bons binóculos podem facilitar a observação, especialmente em locais com pouca poluição luminosa. A recente descoberta do asteroide, apenas uma semana antes de sua passagem, reforça a importância de aprimorar as tecnologias de detecção de objetos próximos à Terra, dado o potencial de danos de um asteroide dessa magnitude.
Dupla passagem de asteroides
O 2024 MK não é o único asteroide a passar próximo à Terra nesta semana. Na quinta-feira (27), o asteroide (415029) 2011 UL21, com 2,3 km de diâmetro, passou pela Terra a uma distância segura, cerca de 17 vezes a distância da Terra à Lua. Comparativamente, o 2024 MK passará muito mais perto, proporcionando uma rara oportunidade de observação astronômica.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!