Novidade
Saiba como vai funcionar o Pix por aproximação
Testes da nova funcionalidade começam no dia 14
O Pix por Aproximação funcionará de maneira semelhante aos cartões com tecnologia NFC, permitindo que os pagamentos sejam realizados sem a necessidade de digitar uma chave ou escanear um QR Code. O lançamento está previsto para fevereiro de 2025, no entanto, alguns bancos já disponibilizaram testes para seus clientes.
A apresentação da nova funcionalidade de pagamento por aproximação via Pix ocorrerá na tarde desta segunda-feira (4), em São Paulo. O evento contará com a presença do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e representantes do Google.
Funcionalidade
A funcionalidade do Pix por aproximação funcionará de forma semelhante ao pagamento por aproximação com cartão de crédito em compras presenciais, simplificando também o processo para pagamentos online.
Inicialmente, a novidade estará disponível para os usuários das carteiras digitais do Google, com a expansão para todos os usuários do Pix prevista para fevereiro de 2025.
Assim como ocorre atualmente com os cartões de crédito e débito, a nova modalidade permitirá que os pagamentos com Pix sejam realizados por meio de NFC, a principal tecnologia por trás dos pagamentos por aproximação. Essa novidade será uma alternativa ao QR Code, ao Pix Copia e Cola, e às chaves.
As diretrizes para o Pix por aproximação foram aprovadas em julho pelo Banco Central e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Em seguida, o BC firmou uma parceria que, neste primeiro momento, permitirá que os usuários do Google Pay realizem transferências e pagamentos por meio da plataforma. Segundo a programação do Banco Central, os testes dessa nova funcionalidade terão início no próximo dia 14 de novembro.
Como vai funcionar o Pix por aproximação
A expectativa é que a nova ferramenta funcione de maneira semelhante aos cartões sem contato. Assim, para realizar uma transferência, o usuário precisaria apenas aproximar o celular do terminal de pagamento, sem necessidade de inserir chaves ou escanear códigos.
Para utilizar essa funcionalidade, o usuário deve cadastrar sua conta em carteiras digitais ou usar o aplicativo do banco, se este oferecer o recurso aos clientes.
Até o momento, não há confirmação sobre o lançamento do Pix por Aproximação nas plataformas Apple Wallet, Google Wallet e Samsung Wallet.
É importante destacar que alguns bancos já deram início a um programa piloto para testar a tecnologia antes do lançamento oficial. Além disso, o cronograma do Banco Central pode sofrer alterações no futuro.
Clientes do Banco Itaú Unibanco, bem como dos bancos digitais C6 Bank e PicPay, terão até o fim de novembro para utilizar a modalidade do Pix por aproximação como teste.
Benefício da nova modalidade
A nova modalidade de interação foi criada para facilitar o uso da plataforma de pagamentos instantâneos. Com essa funcionalidade, os usuários poderão realizar transações de maneira mais rápida, sem precisar abrir o aplicativo do banco, inserir a senha ou seguir todo o procedimento de transferência do Pix.
Agora, será necessário apenas ativar uma carteira digital compatível e aproximar o celular do terminal de pagamento, por exemplo.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!