Prevenção
Saiba os sintomas de câncer de intestino
Especialista detalha sintomas mais comuns
Essa semana, a notícia sobre o diagnóstico de câncer no intestino da Preta Gil, tomou conta do país. No caso da cantora, se trata de um tumor maligno chamado adenocarcinoma que pode surgir em várias partes, inclusive no final do intestino. O câncer no intestino é o terceiro mais recorrente na população, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e 40% dos casos do surgimento da doença estão ligados aos hábitos do paciente.
A clínica geral e especialista em medicina ortomolecular, Márcia Umbelino, explica os sintomas mais comuns. “O câncer não apresenta fortes sintomas no seu estágio inicial, mas os principais são: cansaço, fraqueza e anemia, intestino completamente desregulado podendo ter diarréia ou prisão de ventre, sangue nas fezes, vontade frequente de ir ao banheiro, com sensação de evacuação incompleta, dor abdominal e perda de peso sem razão aparente”.
Segundo dados do Inca, 30% dos casos de câncer no intestino podem ser evitados com hábitos saudáveis. A especialista reforça sobre a prevenção e comenta sobre as principais causas. "Existe uma tendência maior a desenvolver algum tumor maligno, as pessoas que têm algum histórico familiar. A obesidade também está muito associada à causa do câncer,isso porque a gordura tem uma característica de inflamação".
A especialista ressalta ainda a idade indicada para a realizar exames. “A partir dos 40 anos, é importante realizar o colonoscopia, o exame que detecta esse tipo de câncer, principalmente se apresenta algum sintoma ou caso na família”.
A médica explicou também como evitar o surgimento da doença e hábitos importantes. “É necessário para o bem-estar de qualquer pessoa adotar hábitos saudáveis, de desintoxicação, boa alimentação, manter o peso, evitar bebidas alcoólicas, praticar exercícios físicos e não fumar, já que o tabagismo é o número um da causa do câncer. Além disso, as toxinas estão presentes em todos os alimentos industrializados, processados, nas carnes vermelhas e nas bebidas alcoólicas. Os costumes de consumir fibras, vitaminas antioxidantes e uma forma que está sendo muito adotada para desintoxicar e repor nutrientes é a soroterapia, ela evita o surgimento de diversas enfermidades, além de aumentar a imunidade e melhorar a qualidade de vida do paciente”, detalhou a especialista Márcia Umbelino.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!