Bem-estar
Saiba quantos passos temos que dar por dia para 'blindar' o coração
Pesquisa focou em adultos com mais de 60 anos
Uma nova pesquisa, focada em adultos com mais de 60 anos, aponta um alvo mais acessível para manter a saúde cardíaca. O estudo, conduzido pela Women's Health Initiative e publicado na JAMA Cardiology, revela que uma média de 3.600 passos por dia, em ritmo normal, está associada a um risco 26% menor de desenvolver insuficiência cardíaca.
O estudo acompanhou 6 mil mulheres americanas entre 63 e 99 anos ao longo de 7,5 anos, identificando 407 casos de insuficiência cardíaca no grupo.
Cada 70 minutos diários de atividade leve e cada 30 minutos de atividade moderada a vigorosa reduziram o risco de insuficiência cardíaca em 12% e 16%, respectivamente. Por outro lado, cada hora e meia de tempo sedentário aumentou o risco em 17%.
Leia+: Entenda o que é pneumonite, doença que matou Abilio Diniz
Leia+: Passagens aéreas mais baratas perto de sair do papel; entenda
Os participantes usaram um acelerômetro no quadril por até sete dias consecutivos, excluindo períodos aquáticos. Atividades leves incluíam tarefas diárias como autocuidado e afazeres domésticos, enquanto atividades moderadas a vigorosas envolviam caminhadas, subir escadas ou trabalhos no quintal.
“Acumular 3.000 passos por dia pode ser uma meta razoável que seria consistente com a quantidade de atividade diária realizada pelas mulheres neste estudo”, afirmou Michael J. LaMonte, professor e pesquisador de epidemiologia e saúde ambiental na Escola de Saúde Pública e Profissões da Saúde da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!